MEC oferta 50 mil vagas em cursos gratuitos

Português, matemática e tecnologia da informação e comunicação são os cursos disponíveis

por Juliana Mamede sex, 03/04/2020 - 15:49
Freepik . Freepik

Alunos de licenciatura poderão se inscrever, sem precisar sair de casa, em cursos com fundamentos destinados a português, matemática e tecnologia da informação e comunicação. No total, são 50 mil vagas gratuitas.

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de abril pela plataforma online do MEC, AVAMEC. O interessado precisa apenas se cadastrar na plataforma e inserir seus dados (e-mail,endereço e telefone). Depois, selecionar o curso que quer fazer e clicar no botão “inscrever”.

Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, embora os cursos possam ser feitos por qualquer pessoa que tenha interesse, o intuito é de ajudar na formação continuada de docentes e discentes dos cursos de licenciatura de matemática, português e pedagogia. “Com os constantes avanços tecnológicos, a educação a distância é favorecida e se torna cada dia mais abrangente e ao alcance das pessoas nas diferentes regiões do país. Em função da pandemia de coronavírus e do isolamento social, a medida se torna ainda mais importante”, disse Macedo.

O professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, diz que os inscritos podem começar as aulas na hora da inscrição. Cada curso tem uma carga horária de 60 horas.

No conteúdo para alunos de português, os assuntos vão de conceitos básicos de texto até graus mais evoluídos de interpretação e escrita no campo universitário. Entre os assuntos incluídos no conteúdo de matemática, estão conjuntos numéricos e as operações fundamentais. No curso de tecnologias da informação e comunicação os conteúdos mostram a realidade atual e os meios tecnológicos, alem das oportunidades geradas por esses meios para utilizar os potenciais de seus dispositivos para fazer leituras e estudos e elaborar obras intelectuais.

No final do curso, se o candidato obedecer a todas as exigências, pode receber uma declaração de que realizou a carga horária da formação. A declaração poderá ser usada na rede de ensino para o avanço profissional e auxiliar o estudante na vida profissional ou na vida acadêmica para atestar que fez curso e cumpriu as horas estabelecidas.

COMENTÁRIOS dos leitores