94% dos alunos de IES pretendem continuar os estudos

A pesquisa ouviu também pessoas que planejam iniciar uma graduação, presencial ou EaD

por Aurilene Cândida sab, 04/04/2020 - 12:06
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Um levantamento realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights e divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), revela que 94% dos alunos que cursam ensino superior de modo presencial, em instituições particulares de todo o país, pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Os dados foram apresentados nesta semana, em coletiva que reuniu jornalistas dos principais veículos de imprensa nacional. 

Na pesquisa, 57% dos alunos entrevistados pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente da gravidade da situação em que o país enfrenta. Outros 37% temem que o vírus possa trazer riscos à continuidade do curso, e apenas 6% avaliam desistir dos estudos devido a pandemia. 

O estudo ouviu também pessoas que planejam iniciar uma graduação, presencial ou a distância. 44% dizem que o cenário provocado pela doença tem baixo impacto na decisão de começar uma graduação. Por outro lado, 39% acreditam que as consequências do novo coronavírus podem causar alto impacto na decisão de ingressar em um curso superior, e apenas 18% avaliam que o cenário atual deverá causar impacto moderado.

Além do mais, diante de um cenário instável em decorrência do avanço do vírus no país, 22% dos prospects planejam iniciar um curso superior no próximo semestre, outros 30% esperam ingressar em um curso superior no início de 2021, enquanto 43% disseram que preferem esperar a situação normalizar e só então decidir o momento ideal para ingressar na faculdade.

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a importância de continuar os estudos. “A pesquisa mostra que o valor da educação está muito assegurado, mesmo diante desta crise. Porém, nós, como instituições de educação superior, precisaremos agir no sentido de atender individualmente aos que querem continuar estudando, mas estão em situação de risco financeiro. Cada instituição deve fazer isso com as ferramentas disponíveis. O importante é não deixarmos nenhum estudante para trás”.

Além disso, a unidade realizou um seminário virtual “Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos e como sua IES deve se preparar?”, para falar sobre o coronavírus e divulgar os dados, em uma visão voltada para o impacto da pandemia na educação. Instituições de ensino de todo o país puderam acompanhar a exposição do diretor presidente da ABMES.

Vale pontuar, que a pesquisa será realizada mais duas vezes, para acompanhar  evolução da situação.

COMENTÁRIOS dos leitores