Agências de intercâmbios fecham acordos para clientes

Diante da pandemia do coronavírus, inúmeras viagens foram canceladas. Confira algumas soluções

por Ruan Reis qua, 15/04/2020 - 19:19
Pixabay . Pixabay

A Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio (Abraseeio) alertou, nesta quarta-feira (15), que quem comprou cursos e hospedagem no exterior, está com seus direitos garantidos de acordo com as últimas ações tomadas pelas suas redes de agências. A informação é fruto de um acordo coletivo de sete empresas com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Ministério Público Federal que possibilita a remarcação pelo período de 24 meses a partir da data original do embarque.

“Na prática é um adiamento, pois intercâmbio é parte da formação profissional. É um investimento na carreira e integra o projeto de vida das pessoas que dificilmente vão desistir desse sonho”, declarou o presidente da Abraseeio, Guilherme Reischl.

As empresas que firmaram o acordo coletivo com a Secretaria e o Ministério foram as seguintes: AC - Australian Centre, CI - Central do Intercâmbio, Egali Intercâmbio, Hello Study, Information Planet, STB - Student Travel Bureau e World Study. Segundo o presidente da Abraseeio, este é um esforço conjunto que as companhias do setor estão fazendo para tranquilizar todas as famílias neste período.

De acordo com a Associação, parte das redes de agências também está renegociando o saldo devedor, ou seja, as parcelas em aberto poderão ser pagas mais adiante. “Todas estas garantias são exclusivas para alunos que fecharam com as agências. Aqueles que fecharam seus pacotes direto com as escolas não estão sujeitos a estas regras protetivas”, salientou Reischl.

Outra iniciativa da entidade é a atuação junto aos governos destes países para estender os prazos dos vistos. “A Irlanda e a Nova Zelândia entenderam a situação e estenderam os períodos”, disse Reischl. Segundo os dados da Abraseeio, cerca de 15 mil estudantes brasileiros que estavam no exterior foram repatriados ao longo do mês de março.

COMENTÁRIOS dos leitores