Projeto 'aproxima' pessoas por meio de narrativas em vídeo

Promovido por alunos e professores da UFPE, 'Cada semana, uma história' promete compartilhar histórias

por Juliana Mamede qua, 15/04/2020 - 17:49
Freepik . Freepik

Um dos objetivos do projeto “Cada semana, uma história”, que é feito com histórias gravadas em vídeo e publicadas no Instagram retratando a conexão dos seres humanos entre si e também a conexão das pessoas com a natureza, é diminuir a distância e proporcionar elos entre aqueles que fazem parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho é realizado durante a fase de isolamento social causada pela crise do novo coronavírus.

Os vídeos são publicados sempre às sextas-feiras no perfil do projeto no Instagram. “No decorrer da semana, as pessoas podem interagir com a história, escrevendo comentários e fazendo referências a outras narrativas – músicas, poemas, fotografias e desenhos – que aquela história conduziu, fazendo um encadeamento de discursos afetivos”, diz uma das coordenadoras do Projeto, a psicóloga Síria Silva, ligada à Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) da Pro-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE.

Qualquer integrante da comunidade acadêmica da Universidade pode participar. Quem tiver interesse tem que preencher o formulário disponível na página do projeto e seguir as orientações para gravação e envio do vídeo. O primeiro vídeo foi divulgado na última sexta-feira (10) e o próximo será divulgado nesta sexta-feira (17).

De acordo com Síria, estão sendo feitas parcerias com áreas na UFPE para que as narrativas também sejam acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. O projeto também conta com a coordenação da professora Jaileila de Araújo, do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UFPE.

A equipe técnica do projeto tem como integrantes os alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE Daniela Sales, Bruno Vieira e Victória Canales; e estudantes do curso de graduação em psicologia Itala Nathalia e Helen Silva. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato a partir do e-mail a seguir: cadasemanaumahistoria@gmail.com Com informações da UFPE

COMENTÁRIOS dos leitores