No Dia da Matemática, use o português como aliado

Professores mostram como a interpretação textual é fundamental para a resolução do problemas matemáticos

por Ruan Reis qua, 06/05/2020 - 17:07
Pixabay . Pixabay

“É preciso conhecer bem a lógica atrelada à língua portuguesa para poder interpretar bem os enunciados das questões, porque a matemática se baseia em linguagem”. A fala do professor de matemática Erotides Marinho interpreta bem a base da educação brasileira. Nesta quarta-feira (6), é celebrado o Dia da Matemática, e o LeiaJá, em parceria com o projeto Vai Cair No Enem (@vaicairnoenem), propôs aos educadores Diogo Xavier (português), Erotides Marinho e Ricardo Rocha (matemática) um momento de reflexão acerca da interdisciplinaridade dessas disciplinas.

Além disso, os docentes explicam como a interpretação de texto pode ajudar a resolver questões matemática. “A princípio, para conseguir identificar que fórmulas, operações e raciocínios serão necessários à resolução da questão, é preciso compreender a contextualização e o enunciado, do contrário não adianta saber resolver qualquer cálculo ou equação”, diz o professor de português Diogo Xavier.

Exemplificando a ideia para os estudantes, o educador de matemática Ricardo Rocha orienta que é preciso interpretar o enunciado para ter uma solução e as conjunções da língua portuguesa podem ajudar resolver uma alternativa sem ao menos fazer um cálculo. “Na frase 'João e Maria são nota 10', João eu chamo de J; 'e' em gramática significa uma conjunção aditiva, já na matemática é uma soma; Maria eu chamo de M; e 'são' significa um verbo de ligação, mas na matemática, é compreendida como sinal de igual. Ou seja, só pela interpretação da frase, a equação fica J + M = 10”, explica Rocha.

Diogo Xavier diz que há questões de matemática, como no caso de algumas com gráficos, que dependem exclusivamente da leitura do gráfico e do enunciado para resolvê-las, sem a necessidade de fazer um cálculo. O professor Erotides Marinho resume bem o conceito de interdisciplinaridade entre o português e a matemática. "É preciso conhecer bem a lógica atrelada à língua portuguesa para poder interpretar bem os enunciados das questões, porque a matemática se baseia em linguagem”, destaca o educador.

Partes de um todo

Os números não enganam. Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2018, que permite a avaliação dos conhecimentos e habilidades dos seus estudantes de cada país em comparação a outros, denunciou que mais de dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática; já em leitura, os dados mostraram que o Brasil apresenta quase uma estagnação nos últimos dez anos. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A prova disso se reflete nos resultados decadentes em matemática e interpretação de texto do nosso país no exame do Pisa, ficando vergonhosamente entre os últimos. Isso mostra a necessidade urgente de uma solução, mas que seja bem distante dos modelos educacionais que geraram esse inequívoco fracasso”, opina o educador de matemática Erotides Marinho. Ele ainda defende o fato de que o aprendizado da língua portuguesa precisa de uma atenção especial, para que os estudantes possam aumentar a proficiência no entendimento do que se lê, do que se escreve, ou do que se fala. Marinho exemplifica sua ideia com uma questão: “Se dissermos que 2 em cada 5 galinhas morriam em certo local, afetadas por gripe aviária, e perguntarmos: I - Em que percentual se reduziu a quantidade de galinhas? II - A que percentual se reduziu a quantidade de galinhas? As respostas são diferentes apenas por causa de uma preposição. 'A' é preposição de direcionamento e aponta para o valor final, ou seja, o número de galinhas se reduz a 3/5, que dá 60%. 'Em' é uma preposição que se refere à transição, à variação que houve, ou seja, o número de galinhas se reduziu em 2/5, que dá 40%. Apenas uma palavra ínfima muda a resposta", conclui Marinho.

O professor de matemática Ricardo Rocha enviou um vídeo ao Vai Cair No Enem, resolvendo uma questão de matemática apenas utilizando a interpretação de texto. Assista:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores