Inep libera edital do Enem 2020 em Libras

Os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Inep para os participantes da comunidade surda e com deficiência auditiva são videoprova em Libras, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial e tempo adicional

por Aurilene Cândida seg, 11/05/2020 - 10:30
Reprodução/YouTube Estudantes podem conferir edital em Libras pelo YouTube Reprodução/YouTube

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, em seu canal do Youtube, o edital do da prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante a inscrição do Enem, o candidato com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deve indicar se utiliza aparelho auditivo ou implante coclear, o que dispensa a vistoria no dia da prova, por parte do aplicador. A medida foi adotada em 2019 e segue mantida para este ano. Além disso, também é preciso que os participantes solicitem, durante o ato da inscrição, atendimento especializado e sinalizem os recursos de acessibilidade necessários para realização do exame, caso seja necessário.  

Os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Inep para os participantes da comunidade surda e com deficiência auditiva são videoprova em Libras, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial e tempo adicional. Caso o estudante não tenha realizado o exame nos anos anteriores com um desses recursos, será preciso apresentar laudos médicos que comprovem a necessidade para utilização. 

O Inep informou que nesta edição os participantes encontrarão todos os tipos de atendimento sob a denominação “especializado”, inclusive para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. É importante lembrar que a solicitação de recursos acessíveis para realizar as provas deve ser feita durante a inscrição, no período de 11 a 22 de maio, na Página do Participante. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Caso o pedido seja indeferido, haverá um período para interposição de recursos e apresentação de novos documentos.

Em 2020, as provas do Enem tradicional serão nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto o Enem Digital será realizado nos dias 22 e 29 do mesmo mês. Confira, abaixo, o edital em Libras da prova impressa do Enem 2020:

LeiaJá também

-->  Inep lança atualização do aplicativo do Enem

-->  Enem: presidente do Inep confirma live no LeiaJá

-->  Enem 2020: inscrições começam nesta segunda-feira (11)

COMENTÁRIOS dos leitores