Com redes sociais, pequenos negócios aumentam vendas

Resultado foi concretizado após empreendedores participarem do 'Sebrae Acelera Digital'

por Juliana Mamede ter, 12/05/2020 - 17:12

Tendo em vista a necessidade de adaptar os negócios para a esfera digital e manter as vendas nesta época de pandemia do novo coronavírus, um grupo de empreendedores do setor de panificação e confeitaria resolveu participar do Sebrae Acelera Digital pouco antes da páscoa. Em dez dias, de acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 90% dos 22 participantes aumentaram as vendas e a presença nas redes sociais.

Distribuídos em pequenos grupos no WhatsApp, os empresários receberam orientações on-line acerca de tecnologias e marketing digitais voltados para o empreendimento. O Sebrae Acelera Digital é um projeto on-line de curta duração que tem por objetivo ajudar pequenos empreendedores que não vendem pela internet ou já vendem, mas não sabem como impulsionar suas ofertas.

Segundo a pesquisa de satisfação feita com o grupo escolhido para o projeto piloto, a maior parte acha que a participação no Sebrae Acelera Digital proporcionou aprendizado acerca dos mecanismos digitais, trouxe possibilidades para inovar no negócio e proporcionou o compartilhamento de experiências com empreendedores. Desde seu lançamento, em 27 de abril, o Sebrae Acelera Digital já obteve 1.200 inscrições de pequenos empreendedores com interesse em participar.

A instituição espera atender 20 mil negócios com o projeto. O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, conta que a participação na iniciativa é só o início de uma nova jornada para o empresário, que mesmo depois da passagem da pandemia da Covid-19 ,dará de cara com uma nova realidade. “É muito importante que o empresário de uma empresa tradicional dê esse primeiro passo. O Sebrae Acelera Digital tem essa capacidade de empoderamento para inserção no mundo digital”, destacou.

Segundo Quick, a experiência do primeiro grupo que participou da iniciativa mostrou que se pode realizar mudanças no empreendimento de maneira ágil e com resultados. Desde a última sexta-feira (8), os pequenos empreendedores que tenham interesse em participar podem se inscrever de acordo com o estado em que moram e receberão instruções das unidades regionais do Sebrae. De acordo com a instituição, “as vagas disponibilizadas abrangem MEIs e micro e pequenas empresas de diversos segmentos, com destaque para serviços de alimentação, varejo de moda, minimercados, petshop e economia criativa”.

COMENTÁRIOS dos leitores