'Procura-se o Beto': estudantes exigem boletos do Enem

Candidatos reclamam que não estão conseguindo ter acesso aos boletos da taxa de inscrição. Personagem virtual virou alvo de cobranças

por Ruan Reis ter, 12/05/2020 - 18:37
LeiaJá/Imagens Nas redes sociais, estudantes mencionam o personagem virtual Beto LeiaJá/Imagens

Nesta terça-feira (12), candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão relatando problemas para gerar o boleto de inscrição na Página do Participante. A taxa de participação custa R$ 85.

Muitos vestibulandos estão com medo de não conseguir pagar a inscrição dentro do prazo e perder a prova deste ano.“Os estudantes estão tendo fortes crises de ansiedade e medo de perderem o Enem”, relata a candidata Giovana Nascimento, de 18 anos. A partir das reclamações, a aluna do terceiro ano do ensino médio criou uma uma página no Instagram (cadeobeto) e um grupo no WhatsApp para falar sobre o assunto.

“Ao finalizar a inscrição, recebemos uma mensagem da personagem 'Nanda' dizendo que 'Beto' irá gerar o boleto, porém, nenhum Beto apareceu para mim. Depois disso, criei uma página no Instagram após ver inúmeras reclamações sobre o mesmo problema, ou seja, para uns ‘Beto’ aparece dizendo que irá gerar o boleto em até duas horas, para outros, ele nem aparece”, contou Giovana. Os personagens virtuais, teoricamente, são utilizados na plataforma de candidaturas para ajudar os participantes durante o procedimento.

A candidata ao Exame Yasmin Rosário, 18, afirma que entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, para descrever o problema. “Entrei em contato com o Inep e uma mulher me entendeu, pegou todas as minhas informações pessoais e pediu para eu dizer o que estava acontecendo; eu disse a ela que já tinha passado mais 24 horas desde a minha inscrição e ainda não havia recebido o boleto. A resposta dela foi bem simples e apática: ’Você vai ter que aguardar. Antes do dia 22 você irá receber o boleto’", relatou Yasmin . “A questão é a seguinte: se eu não receber o boleto vou ser prejudicada de novo por mais um erro do Inep?”, questionou. 

Os candidatos estão utilizando as redes sociais para "acusar", em tom irônico, o personagem 'Beto', responsável pela parte financeira na Página do Participante, de estar segurando os boletos. "Procura-se o Beto, o mesmo sumiu com meu boleto", diz uma internauta no seu Twitter. “Gente, Beto ainda não foi encontrado. Há denúncias que ele está correndo por aí com um monte de boletos não entregues, se virem ele por favor entrem em contato. Segue um retrato”, brinca a outra.

O LeiaJá procurou o Inep em busca de esclarecimentos sobre os problemas relatados envolvendo os boletos. Até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno. Ao Portal Nacional da Educação, o Instituto informou que "o problema será resolvido em até 48h, após a inscrição".

COMENTÁRIOS dos leitores