Estudantes se posicionam sobre adiamento do Enem 2020

“Enquanto não houver segurança para os estudantes voltarem a ter aulas presenciais, eu prefiro que a prova não seja realizada”, declara uma das candidatas ao Exame Nacional do Ensino Médio

por Ruan Reis qua, 20/05/2020 - 19:01
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Na tarde desta quarta-feira (20), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Para a felicidade de muitos estudantes que estavam clamando por essa decisão, o órgão informou que estava atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo.

"Em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais", informou o Inep, em nota.

Em entrevista ao LeiaJá, alguns candidatos ao Exame falaram sobre o assunto e pontuaram alguns benefícios que essa medida irá causar para os estudantes que não tem acesso a uma educação de qualidade neste momento de crise sanitária.

Giovana Nascimento, 18, questionada sobre o assunto, revela que aprovou a medida do MEC. “Acho super válido o adiamento porque os estudantes que não tem acesso a uma plataforma digital de ensino não serão prejudicados e, até mesmo, os que têm, terão mais tempo pra estudar”, pontua a estudante do 3° ano do ensino médio. Giovana ainda fala sobre o atual cenário dos estudantes em meio a pandemia. “Não significa que os estudantes ainda não serão prejudicados, mas com essa medida o estrago está amenizado. Devemos entender que estamos vivendo uma pandemia, ou seja, os alunos não estão só preocupados com os estudos, mas também estão sendo afetando psicologicamente”, disse.

A candidata ao Enem 2020, Yasmin Rosário, 18, analisa o adiamento da prova. “Adiar o Enem é importante, pois é uma prova que define o ingresso dos estudantes na universidade que deseja”. Ela ainda comenta que “estamos no meio de uma pandemia, ou seja, algo global, cujo outros países já adiaram os seus vestibulares, além disso, muitos estão estudando através de uma plataforma EaD, o que não acho uma boa forma de aprendizado para o preparo de uma prova de nível e repercussão nacional”, conclui.

O estudante Igor De Angeli, 21, está se preparando para o Enem com tudo o que está ao seu alcance. Atualmente, o jovem está fazendo um cursinho preparatório para a prova. Questionado sobre o adiamento,  ele categoriza o adiamento sobre "necessário". “O adiamento do Enem é necessário para que todos possam ter acesso aos estudos de forma mais justa. Nem todos têm acesso à internet e a vídeo-aulas nesse período atípico, muito menos um ambiente de estudo que proporcione um aprendizado efetivo. Por isso, acredito que possa ser benéfico o adiamento, visto que as pessoas terão mais tempo hábil para tentar conseguir estudar, principalmente aos estudantes da rede pública de ensino.”

“Enquanto não houver segurança para os estudantes voltarem a ter aulas presenciais, eu prefiro que a prova não seja realizada”, declara Yasmin Mota Alves, 17, que pretende prestar o Enem 2020. Ela explica que com o adiamento, as inseguranças dos estudantes diminuem quanto ao aprendizado na pandemia. Afinal, o novo método de estudo, na maioria dos casos, não é eficaz porque os professores, escolas e todos os outros órgãos de ensino do país não estavam preparados para se adequar ao ensino on-line”, finaliza.

As provado do Enem 2020 seriam realizadas, na versão tradicional, nos dias 1º e 8 de novembro, e na versão digital nos dias 22 e 29 do mesmo mês. Com o adiamento, o MEC informou que as provas poderão ser atrasadas em 30 ou 60 dias. A escolha será dos estudantes, mediante enquete que será disponibilizada na Página do Participante, em junho. A pesquisa será exclusivamente para quem estiver inscrito no Exame.

LeiaJá também

-> Prós e contras: professores falam das modalidades do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores