Inscrições para o Enem 2020 são prorrogadas

Candidatos terão até a próxima quarta-feira (27) para realizar as candidaturas, por meio da Página do Participante

por Camilla de Assis sex, 22/05/2020 - 13:49
Nathan Santos/LeiaJáImagens/Arquivo . Nathan Santos/LeiaJáImagens/Arquivo

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram prorrogadas. Nesta sexta-feira (22), que seria o último dia para realizar as candidaturas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota oficial anunciando a mudança no cronograma das inscrições. Agora, os interessados poderão fazer o cadastro na Página do Participante até o próximo dia 27 de maio.

O Inep ainda garantiu que, após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês. "A iniciativa decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público", declarou a autarquia do Ministério da Educação (MEC).

Na manhã desta sexta (22), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que já tinham sido realizadas mais de 5 milhões de candidaturas. Desse total, foram 4.926.368 inscritos na versão impressa e 101.100 na digital. As provas do Enem 2020 foram suspensas na última quarta-feira (20). As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Em junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá realizar uma pesquisa com os inscritos para saber a opinião dos estudantes.

Nesta edição, o sistema pede que o estudante insira uma foto. É importante que o estudantes esteja atento porque o arquivo deve estar no formato PNG, JPG ou JPEG, com tamanho máximo de 2 MB. A imagem deve estar nítida para o reconhecimento do participante, que não deve utilizar artigos de chapelaria, como bonés e lenços, e óculos escuros.

Confira abaixo um passo a passo feito pelo Vai Cair no Enem, projeto multimídia realizado em parceria com o LeiaJá, sobre como devem ser realizadas as inscrições neste ano.

COMENTÁRIOS dos leitores