Inscrição do Enem: candidatos alegam que dados sumiram

Estudantes ainda contam que tiveram isenção sem pedir o benefício

por Lara Tôrres seg, 25/05/2020 - 19:58

Muitos estudantes estão enfrentando problemas, mais uma vez, para finalizar o seu processo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles relatam ter recebido isenção da taxa - R$ 85 - de participação mesmo sem ter feito o pedido e, em seguida, constataram que todos os seus dados informados na inscrição haviam desaparecido da Página do Participante

Vale ressaltar que, neste ano, mesmo os estudantes que não realizaram a solicitação de isenção de taxa, mas têm direito à gratuidade no Exame, receberão o benefício automaticamente. Yasmin de Araújo Cardoso tem 18 anos, mora em Barra dos Mendes, na Bahia, e é uma das estudantes que alega ter visto seus dados desaparecerem de repente. Há, ainda, quem tenha recebido a isenção antes de pagar a taxa e agora não consegue mais finalizar o pagamento.

A jovem Yasmin, que sonha cursar medicina, havia pago o boleto mesmo tendo direito à isenção, que não solicitou, mas recebeu relatos de vários colegas que não se encaixam nos requisitos de isenção e mesmo assim enfrentam a mesma situação que ela. “É um erro muito grande do sistema e segundo a atendente [do suporte do Inep] ainda não tem nenhum registro desse problema, eles precisam ter consciência do que está acontecendo e resolver o mais breve possível. Este ano teve a questão da isenção automática, porém tenho contatos de pessoas com alta renda, sem bolsa, estudando em escola privada que conseguiu isenção, não fez nenhum sentido”, afirmou Yasmin.

Redes sociais

Além do relato de Yasmin, as redes sociais também estão repletas de postagens com queixas de estudantes que estão reclamando do mesmo problema. No Twitter, uma rápida busca revela várias postagens nesse sentido.

“Meus dados da inscrição do enem desapareceram (só ficou nome e foto), mesmo ela estando confirmada desde o dia 13/05”, escreveu uma usuária. “Me inscrevi no enem e paguei o boleto mas depois recebi a isenção (mesmo sem ter pedido), agora minha confirmação de inscrição desapareceu. Tenho o comprovante de pagamento do boleto, espero que vcs resolvam isso”, relatou outra internauta.

O LeiaJá procurou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em busca de esclarecimentos acerca do novo problema relatado pelos participantes do Enem com o sistema de inscrições, mas ainda não obtivemos resposta. Aguardamos retorno para atualização do texto.

LeiaJá também

--> 'Procura-se o Beto': estudantes exigem boletos do Enem

--> Foto de estudantes some na inscrição do Enem

--> Erros com fotos: ministro responde candidatos do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores