Inep recebe coleta dos dados para o Censo Escolar 2020

As escolas terão até 21 de agosto para declarar as informações

qua, 27/05/2020 - 19:38

Os representantes das escolas públicas e privadas da educação básica do país já podem acessar o Sistema Educacenso para o início da coleta dos dados do Censo Escolar 2020 a partir desta quarta-feira (27). O Educacenso ficará disponível para a declaração das informações até 21 de agosto. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que manteve o diálogo com as coordenações estaduais e municipais do Censo Escolar das Secretarias de Educação para ajustar o cronograma ao cenário atual. 

 Essa parceria, segundo o Inep, possibilitou a alteração da data de referência para o dia 11 de março, imediatamente anterior ao início da suspensão das atividades escolares no país. Logo, as informações de matrículas declaradas ao Censo Escolar 2020 devem ter como referência essa data. 

O Inep esclarece que os dados do censo orientam os repasses do fundo para municípios e unidades da Federação. Além disso, a distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações consolidadas na pesquisa estatística.

As informações coletados pelo Censo Escolar 2020, segundo o instituto, contribuirão ainda para o cálculo de indicadores que possibilitam a compreensão da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que inclusive são referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

COMENTÁRIOS dos leitores