Lives promovem conhecimento em tempos de pandemia

Sem atividades presenciais, universidades e faculdades aproveitam ferramentas da internet para realizar palestras on-line com profissionais que atuam dentro e fora do Brasil

qua, 27/05/2020 - 18:10
Rádio Unama Professora Betânia Fidalgo, reitora da UNAMA Rádio Unama

Com a necessidade de isolamento social, a internet tem sido a única forma de manter contato com um parente, amigo, assistir a um show ou mesmo adquirir conhecimento sobre diversos temas. Com a pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, Instituições de Ensino Superior (IES)  realizam encontros com profissionais de destaque e acadêmicos renomados que, em condições normais, dificilmente poderiam comparecer a tantos eventos como se reúnem nas lives.

Especialistas que moram em diferentes regiões do Brasil e em outros países se disponibilizam a participar de bate-papos com estudantes e com o público em geral, levando conhecimento e conteúdo para quem está em casa.

As instituições mantidas pelo grupo Ser Educacional, UNAMA, UNINASSAU, UNINABUCO, UniNorte, UNG e UNIVERITAS, estão utilizando esse momento para qualificar ainda mais o momento de aprendizagem. “Essa integração foi uma forma que encontramos para trazer novidades e aumentar o interesse dos nossos estudantes, e até mesmo do público em geral, sobre as oportunidades de aprender sem sair de casa”, afirmou a reitora da UNAMA – Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo.

Segundo a reitora, a quarentena tem mostrado que a educação pode romper todas as barreiras. "Mesmo com o isolamento social, podemos sim continuar aprendendo todos os dias e, acima de tudo, podemos criar novas formas de aprender e ensinar”, disse.

“Temos que aprender com este momento. Graças à tecnologia, pudemos realizar uma palestra com um nome de peso do jornalismo português, como Hélder Silva, com professores de universidades lusitanas, entre outros”, destacou o coordenador do curso de Jornalismo da UNINABUCO Recife, Luís Boaventura.

Além de Hélder Silva, estiveram entre os convidados internacionais das instituições do Grupo Ser os jornalistas Rodrigo Alvarez, Rodrigo Carvalho e Sônia Bridi; o professor da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, Jorge Pedro Sousa; a pesquisadora brasileira da Universidade de Cambridge, Lívia Souza; o doutorando em Psicologia na Universidade de Lisboa, Emerson Bú; o fisioterapeuta do time chinês Shijiazhuang Ever Bright, Rodrigo Cavendish; a pesquisadora da Universidade de Michigan, Alessandra Campos; entre outros.

"O isolamento social abre a oportunidade para que possamos qualificar as nossas aulas, levando para os alunos a experiência de profissionais de destaque não apenas da nossa região, mas do mundo inteiro”, destaca o coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Campina Grande, Bruno Medeiros, que mediou uma Live com uma pesquisadora brasileira da Universidade de Cambridge.

A tecnologia também tem proporcionado momentos diferentes entre diversas instituições de ensino. Assim como tem acontecido com diversos artistas que produzem lives em parceria, universidades e faculdades também estão se unindo para promover congressos, simpósios e palestras. A ideia é levar os profissionais de uma IES para conversar com alunos de outras. O conceito tem sido benquisto e possibilitado uma integração entre estados brasileiros.

Em São Paulo, por exemplo, a prática tem sido bastante utilizada para integrar os estudantes com profissionais de destaque no Nordeste. Já na região Norte, a busca tem sido por uma aproximação não apenas com a região vizinha, mas também com Instituições do Sudeste. “Esse é um momento em que precisamos nos unir e nos reinventar. E a tecnologia está nos proporcionando chances que eram dificultadas com a barreira da distância. Se todos estamos assistindo aulas por plataformas digitais, podemos sim juntar professores e turmas de duas Instituições diferentes”, destaca o reitor da Universidade UNG, de Guarulhos, Eloi Lago. A IES já promoveu lives em parceria com instituições de Pernambuco, Paraíba, Bahia, entre outras.

Com informações da Ascom UNAMA.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores