São Paulo desiste de reabrir escolas em julho

A Secretaria Estadual de Educação anunciou a medida e voltou atrás

por Lara Tôrres qui, 04/06/2020 - 18:11
Pixabay . Pixabay

A Secretaria Estadual de Educação do Governo de São Paulo havia anunciado o retorno das aulas presenciais nas escolas para o mês de julho, mas voltou atrás da decisão. Agora, de acordo com o órgão, o retorno não tem data definida e dependerá da aprovação do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. 

Em um primeiro comunicado à imprensa por e-mail, o governo de São Paulo informava que as atividades escolares retornariam no próximo mês gradativamente e de forma regionalizada, com a possibilidade de antecipação para a educação infantil e creches. Mais tarde, um novo comunicado negou a informação retirando a data. 

"A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) esclarece que ainda não há data definida para volta às aulas presenciais. O texto divulgado nesta quinta-feira (4) intitulado “Número de alunos transferidos da rede particular para estadual de SP cresce mais de dez vezes; matrícula online é aberta pela primeira vez” saiu com uma informação errada sobre a volta às aulas. A assessoria de imprensa da pasta pede desculpas pelo erro e informa que a retomada das aulas será gradual e regionalizada, seguindo o que os dados científicos sobre a epidemia indicarem em cada região do Estado. As diretrizes devem ser apresentadas à sociedade nas próximas semanas", afirma a nota. 

Transferência de alunos

Também nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo divulgou um balanço sobre a transferência de estudantes de escolas particulares para a rede estadual de ensino. Segundo o governo, a procura por vagas nas escolas cresceu mais de dez vezes em comparação aos meses de abril e maio do ano passado: foram 2.388 transferências de estudantes oriundos da rede particular, contra 219 no mesmo período de 2019.

O aumento e a emergência sanitária levaram a pasta a cogitar a possibilidade de realizar as matrículas virtualmente para evitar aglomerações e deslocamentos durante a pandemia. As matrículas para 2021 ainda não foram abertas e as transferências entre escolas públicas estão temporariamente suspensas, com previsão de retorno após a retomada das aulas presenciais. 

LeiaJá também

--> Conselho propõe volta às aulas no Pará a partir de julho

COMENTÁRIOS dos leitores