Campanha busca celulares para alunos do Recife

Objetivo é fazer com que estudantes da rede municipal tenham acesso a aulas remotas

por Ruan Reis sex, 05/06/2020 - 18:10
Paulo H/Divulgação . Paulo H/Divulgação

A Secretaria de Educação do Recife (Seduc) criou o programa 'Escola do Futuro em Casa' que está desenvolvendo uma série de ações para que os estudantes possam ter acesso ao ensino remoto neste período de pandemia da Covid-19. As primeiras dez turmas de nono ano iniciam, na segunda-feira (08), as aulas por meio da plataforma digital do programa.

Com o intuito de garantir o acesso dos alunos à escola virtual, o programa está arrecadando, por meio da campanha de doação de celulares, aparelhos novos ou usados para os alunos que não possuem condições financeiras de ter o equipamento. As doações podem ser feitas através da ação Quero Impactar ou na própria Secretaria de Educação, localizada no quarto andar na sede da Prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife, das 10h às 17h.

Para que os estudantes tenham acesso às aulas remotas, eles precisarão usar um celular que suporte o funcionamento da plataforma e um pacote de dados. Por isso, a Secretaria informa que após estarem com os telefones em mãos, os alunos instalarão a plataforma EaD nos aparelhos; será disponibilizado um chip com pacote de dados para que os estudantes possam assistir às aulas. 

Segundo a Seduc, 12.500 alunos, a partir do sexto ano, deverão ser beneficiados. Conforme os celulares forem arrecadados, as turmas serão formadas.

“As medidas de distanciamento exigem ações na Educação dos nossos alunos. As perdas com a suspensão das aulas são irreparáveis na trajetória de cada criança. Podemos minimizar os efeitos incentivando a leitura, provendo distribuição de material pedagógico, orientando os pais, mas o mais importante estamos começando agora na Rede do Recife. Nosso programa é estruturado para promover uma educação interativa do professor com o aluno. Para isso adquirimos pacote de dados robusto para nossos estudantes. Mas muitos deles não dispõem do equipamento, ou quando têm, ou é dos pais ou o celular não tem a configuração mínima para manter essa interação. Assim, recorremos à solidariedade de todos para fazer da Escola do Futuro em Casa uma realidade”, reforçou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Quem deseja contribuir, mas não quer entregar o celular pessoalmente, pode solicitar um transporte para buscar o aparelho, por meio dos telefones (81) 3355.9133, (81) 9.9299.9892 ou pelo e-mail doacao@educ.rec.br. Para saber mais informações sobre os horários das aulas, funcionamento da plataforma e plano de aulas, os interessados devem acessar o tutorial no site da Escola do Futuro em Casa.

COMENTÁRIOS dos leitores