MEC irá estender prazo de aulas remotas até 31 de dezembro

No termo que deve ser publicado até esta quinta-feira (18), também serão flexibilizadas as relações de estágio on-line

por Maya Santos qua, 17/06/2020 - 10:50
Pixabay A oficialização será publicada no Diário Oficial da União até quinta (18) Pixabay

O Ministério da Educação (MEC) irá prorrogar o prazo para execução de atividades remotas no ensino superior para 31 de dezembro. As Instituições de Ensino Superior (IES) ainda serão autorizadas a ofertar atividades de laboratório e estágios em formato não presencial, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O anúncio antecipado foi dado pelo diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria de Supervisão da Educação Superior (Seres-MEC), Márcio Coelho, nesta terça-feira (16), durante encontro on-line promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).  

De acordo com Coelho, a oficialização será publicada no Diário Oficial da União até quinta-feira (18), com as diretrizes e a regulamentação das novas medidas para atualização dos prazos. A flexibilização das atividades de laboratório e estágios supervisionado serão realizadas à distância, desde que respeite as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Programa Pedagógico do Curso. 

Além do representante do MEC, Márcio Coelho, líderes da ABMES participaram do encontro on-line. O evento foi mediado pelo diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, e com a presença do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e do diretor executivo da Associação, Sólon Caldas. A conferência foi realizada através do canal do Youtube da ABMES. 

Para o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, as mudanças representam uma seguridade aos estudantes do ensino superior com relação a manutenção do processo de formação e de aprendizagem. “Todas essas medidas são para agora, para atender a uma crise, e mitigar os seus efeitos, para que a gente consiga formar estudantes e mantê-los mobilizados no processo de aprendizagem”, declarou.

Perguntado por internautas sobre como irão funcionar as atividades práticas remotas, Márcio Coelho falou exemplos em cursos específicos para ilustrar como pode ser realizado.  “Há muito o que pode ser feito remotamente. O Judiciário tem processos digitalizados e, de casa, o aluno pode elaborar um parecer e enviar para a supervisão do professor. Hoje, muitos escritórios de engenharia dispensam a presença na elaboração de projetos e essa realidade é ainda mais comum para os alunos de TI que programam de casa”, explicou Coelho, durante a live.

Desde o início da pandemia da Covid-19, foram tomadas medidas para mitigar o contágio pelo vírus, sendo uma delas a suspensão de aulas presenciais e transição para aulas remotas. Neste sentido, a medida é permitida pelo mesmo tempo em que foi definido e aprovado pelo Congresso decreto presidencial que instituiu o estado de calamidade pública no país.

LeiaJá também

--> MEC divulga novas datas do Prouni e Fies

COMENTÁRIOS dos leitores