Escolas de PE podem ter rodízio de alunos, diz secretário

Declaração foi feita durante live do programa ’Quando passar... Como será o mundo após a pandemia?’, promovida pelo LeiaJá

por Lara Tôrres qua, 01/07/2020 - 19:16
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Na tarde desta quarta-feira (1º), o LeiaJá e o Vai Cair no Enem (@vaicairnoenem) promoveram mais uma live do programa “Quando passar... Como será o mundo após a pandemia?”, que teve como tema o retorno às aulas presenciais.  

A transmissão contou com a presença de Cláudio Furtado, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Fernando Melo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe); Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e do secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, que durante sua fala indicou a possibilidade de haver rodízio de estudantes no momento em que as escolas forem reabertas. 

“O nosso plano não trata da obrigatoriedade do rodízio, mas trata da obrigatoriedade do distanciamento que vai obrigar a redução de turmas, então o rodízio vai ser meio que uma consequência. Mas pelo que nós conhecemos da realidade das escolas públicas, privadas e eu diria até das universidades, vai ser necessário o rodízio que vai estar articulado com o sistema híbrido”, disse o secretário, explicando que o revezamento dos estudantes poderá ser feito por turnos, dias ou semanas. 

“A gente ainda vai definir especificamente, até porque temos escolas com modelos diferentes. Por exemplo, no ensino médio 62% das escolas são de tempo integral, são escolas em que os estudantes estão o dia inteiro conosco, talvez tenha uma facilidade maior de organizar os processos de reposição e rodízio mesmo. Mas ao mesmo tempo tem escolas regulares. Por exemplo, escolas particulares trabalham por sistema de turno”, explicou o secretário. Confira como foi a live:

Embed:

LeiaJá também

--> Governo de PE prorroga suspensão de aulas presenciais

--> Como será a volta às aulas presenciais nas escolas de PE?

--> Escolas privadas: como será o retorno à sala de aula?

COMENTÁRIOS dos leitores