Consed: data de volta às escolas ainda é imprevisível

A afirmação é de Cláudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba e membro do Conselho

por Lara Tôrres qui, 02/07/2020 - 18:11
Agência Brasil . Agência Brasil

Nessa quarta-feira (1º), o LeiaJá e o projeto Vai Cair No Enem realizaram mais uma live do programa “Quando passar... Como será o mundo após a pandemia?”, discutindo o retorno às aulas presenciais nas escolas brasileiras. A transmissão teve participação de Cláudio Furtado, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco; e Fernando Melo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe). 

Embed:
 

Durante a live, o membro do Consed, Cláudio Furtado, que também é secretário de Educação e Cultura da Paraíba, afirmou que não é possível determinar ou prever quando as unidades de ensino do país irão retomar as atividades presenciais. “No Brasil, a gente tem diferentes momentos em cada estado, em uns estados a curva descendente, em outros acelerando ou interiorizando a questão da Covid, então estabelecer uma data para a volta é complicado”, disse ele.  

Apesar disso, Cláudio explica que o Conselho elaborou um protocolo com orientações de segurança para a reabertura das escolas, baseando-se em experiências internacionais e recomendações de órgãos de saúde. “O Consed resolveu fazer uma diretriz, um protocolo de volta baseado em vários documentos internacionais, traçando tanto questões de biossegurança, como questões do ponto de vista pedagógico (...) A pandemia começou na China, depois mudou o epicentro e veio para a Europa; vários desses países passaram por situações similares e daí você tem uma curva de aprendizado”, afirmou Cláudio.

LeiaJá também

--> Ubes ainda não recomenda data ‘ideal’ para o Enem

--> Escolas de PE podem ter rodízio de alunos, diz secretário

COMENTÁRIOS dos leitores