Saiba como usar o isolamento social para aprender idiomas

Das redes sociais a músicas, aprendizado em casa pode render bons frutos

por Juliana Mamede qui, 02/07/2020 - 16:10
Pixabay . Pixabay

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que as pessoas precisassem se adaptar a este novo momento, uma vez que é preciso seguir orientações para evitar a contaminação pelo vírus, e uma delas foi o isolamento social. Essa fase, porém, pode se tornar um período propício a qualificações, como o aprendizado de um idioma.

O LeiaJá convidou os professores de língua estrangeira Felipe Meira e Flávia Albuquerque, de inglês e espanhol, respectivamente, para dar dicas de como você pode aproveitar o isolamento social para aprender um novo idioma. Sobre a importância de aprender uma língua, Felipe Meira conta que, em sua opinião, o mais importante disso é o desenvolvimento do cérebro, bem como destaca que os cargos com os salários mais bem pagos atualmente exigem a língua inglesa.

“Para mim, o mais importante de se aprender outro idioma é o desenvolvimento do cérebro. A gente passa a usar mais o lado direito do cérebro, para os destros. Aquele lado que pouco se usa do cérebro, porque a língua estrangeira fica armazenada na mesma região da matemática e da música, o que explica pessoas que possuem dificuldade com Exatas, língua estrangeira e tocar um instrumento. Segundo uma pesquisa da Universidade de Montreal realizada em 2017, aprender um idioma novo pode fortalecer o cérebro e melhorar a memória reduzindo assim as chances de demência e Alzheimer", destaca o professor.

"O falante da língua inglesa também adquire muito da cultura estrangeira. E isso é fantástico, você abre os horizontes, a mente e conhece uma sociedade diferente da sua. Gosto muito de falar da educação do povo canadense, por exemplo. Sempre que debatemos sobre isso, os alunos tendem a querer isso para o nosso país e passam a ser mais atentos aos momentos que precisam dizer um bom dia, com licença, desculpa e obrigado", acrescenta Felipe Meira.

A professora de espanhol Flávia Albuquerque também aborda, assim como Felipe, a importância para o cérebro de se aprender um novo idioma. “Desde o processo de globalização, se faz necessária a aquisição de novos idiomas tanto para o mercado de trabalho, enriquecimento do currículo, quanto para seu crescimento cultural e intelectual, pois é comprovado pela neurociência que aprender um novo idioma faz com que o seu cérebro processe informações com mais eficiência”, explica.

Felipe Meira dá, ainda, dicas para que as pessoas possam aproveitar o isolamento social para aprender um idioma. “Hoje temos muitas opções de dicas gratuitas. No Instagram, Facebook e YouTube há vários professores ensinando. Além de vários aplicativos de celular que fazem isso sem custo. Indico muito seguirem perfis de professores de inglês e cursos de inglês no Instagram e acompanhar as lives. Tem muita informação boa sendo distribuída gratuitamente. Existem grupos no Facebook, por exemplo, em que as pessoas marcam no Meets e no Zoom para conversarem em inglês com brasileiros e nativos. Também há grupos de trocas de informações e dicas", indica o professor.

"O YouTube tem aulas e módulos de cursos completos, além de ter dicas de profissionais da área com situações reais que não são ensinadas nos cursos tradicionais. O WhatsApp é outra ferramenta bastante utilizada; participo de vários grupos que ensino e pratico o idioma com várias pessoas de níveis diferentes. Mas o aplicativo mais indicado para aprender é o Telegram. O limite de participante é 30 vezes maior que no WhatsApp e ele permite uso de enquetes, brincadeiras e exercícios diversos", acrescenta o docente de inglês. 

O educador também indica como alternativa para o aprendizado do inlgês a realização de aulas a distância. De acordo com ele, seus alunos aprovaram o método durante esta fase da pandemia. "Tenho alguns alunos a distância e nenhum deles tem reclamado da modalidade. Muitos eram arredios e diziam preferir aulas presenciais, mas a maioria dos que estão estudando comigo diz que não voltará mais para aulas presenciais. É muito mais cômodo para o aluno ter aula em casa: evita-se o stress trânsito, reduz-se o gasto com passagem ou combustível e manutenção do veículo, lanches e material para estudo como xerox, canetas e às vezes até o livro porque o e-book é mais barato", argumenta.

Para o professor, o uso de aplicativos pode ajudar a complementar as aulas. Ele não recomenda, porém, que o estudante se limite a essas ferramentas. "Muitos aplicativos, como o Duolingo, podem complementar o seu aprendizado. Eu gosto muito de uma ferramenta da Netflix que você tem a transcrição da fala no idioma nativo e a versão em português. Você pode ‘pausar’ o vídeo e encontrar ali mesmo dicas de sinônimos, gramática e uso do termo escolhido. Dou muitas dicas para os meus alunos praticarem sozinhos em casa também", complementa.

A professora de espanhol Flávia Albuquerque também dá dicas para que as pessoas possam aproveitar o isolamento social para aprender uma língua. “Vale lembrar que o auxílio de livros didáticos é muito importante para o processo de aprendizagem da estruturação gramatical", destaca. A seguir, confira uma série de atividades, elencadas pela professora, que contribuem no aprendizado:

--> Procure assistir filme em espanhol (pelo menos umas duas vezes a mesma obra) e alterne a legenda. Primeiro coloque em português, depois em espanhol e por último tire-a.

--> Escute músicas: tente ouvir a canção acompanhada da letra. Diversifique cantores e bandas.

--> Crie seu próprio vocabulário prático: produza tarjetas com palavras em espanhol e fixe-as nos móveis e/ou objetos pela casa, criando contextos e simulando pequenos diálogos.

--> Faça leituras de textos diversos voltados para a área cultural, principalmente. Aprender uma língua é também conhecer seus aspectos socioculturais. Tente ler os textos sem querer traduzi-los. Use o dicionário para palavras que você não consiga compreender”, finaliza a docente.

COMENTÁRIOS dos leitores