UnB cria plataforma para viabilizar retomada das aulas

Aplicativo permite que os estudantes da rede pública de ensino acessem materiais de estudos indicados pelos professores, de forma gratuita e otimizada

por Maya Santos sex, 03/07/2020 - 12:13
Álvaro Henrique/Ascom SEDF O aplicativo 'Escola em Casa DF' será lançado ainda nesta semana Álvaro Henrique/Ascom SEDF

A Universidade de Brasília (UnB), em uma parceria com o Governo de Distrito Federal (DF), anunciou o lançamento da plataforma ‘Escola em Casa DF’, nesta quinta-feira (2). O aplicativo que recebeu R$ 17,6 mil de investimento permite que os estudantes da rede pública de ensino acesse materiais de estudos indicados pelos professores, de forma gratuita e otimizada. 

“A iniciativa partiu da equipe de Inovação do GDF, que já vem acompanhando o trabalho realizado pelo Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis/UnB). No início, estávamos somente auxiliando em termos de requisitos para o sistema e viabilidade, e acabamos também assumindo o desenvolvimento”, conta a professora do curso de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama (FGA) Carla Rocha, que coordena o laboratório e está à frente do projeto, segundo informações da assessoria de comunicação da UnB.

Desde de março com aulas presenciais suspensas, em razão da pandemia da Covid-19, a  Secretaria de Educação (SE-DF), tem como plano o retorno das aulas na modalidade remota, que inicialmente estava marcada para 29 de junho, e foi adiada para o dia 13 de julho. Com a mudança na data de volta às atividades, a Secretaria pretende realizar o acolhimento mais adequado aos estudantes.

Ao total, são 460 mil estudantes com dificuldades de acesso a internet, ocasionada por diversos fatores, como falta de equipamentos em casa (computador, celular smartphone ou tablet), ou por não terem condições financeiras para obter pacotes de dados que permitam acompanhar as aulas remotamente.

Parte dos estudantes da rede pública do DF, anteriormente, e de forma restrita, faziam uso da plataforma on-line de aprendizagem Google Classroom gratuitamente. No entanto, com o projeto, os estudantes poderão ter um acesso mais ampla, com auxílio de outras ferramentas que otimizem o ensino-aprendizagem dos usuários. 

 “Além disso, todo o consumo de dados, assim como o uso da plataforma (adesão do aluno ao conteúdo) são monitorados e disponibilizados para os gestores. Dessa forma, a ferramenta permite a gestão orientada a dados e também uma contra prova para o governo do consumo cobrado pelas operadoras”, explica Carla Rocha, segundo assessoria da UnB.

O lançamento ainda nesta semana. Para acessar o ‘Escola em Casa DF’, o estudante deverá baixar o aplicativo gratuitamente pelas lojas Google Play ou Apple Store e entrar no sistema com login e senha já cadastrados para navegar no Google Classroom. O tráfego de dados será custeado pelo governo distrital.

COMENTÁRIOS dos leitores