Levantamento: Colégio de Aplicação é 2º melhor no Enem

No levantamento realizado pela Folha de São Paulo, o Colégio de Aplicação da UFPE está em segundo lugar entre as escolas públicas do Brasil, com média 684,55 na prova objetiva do Enem 2019

seg, 06/07/2020 - 18:06
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou em segundo lugar em levantamento que avalia o desempenho entre escolas públicas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Em Pernambuco, o Colégio de Aplicação obteve a maior nota entre as escolas públicas e privadas.

Ao considerar as escolas públicas e privadas, o CAp ocupou a 14ª posição nacional, com média 684,55 na prova objetiva do Enem. De acordo com o diretor do CAp-UFPE, o resultado é um rerflexo positivo de um trabalho contínuo de formação do estudante, sem foco em rankings. “Não é uma preparação para o Enem, e sim uma formação contínua. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, as crianças aprendem na escola a trabalhar de forma crítica, autônoma, reflexiva, e isso segue até o 3º ano do Ensino Médio”, explicou, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Universidade.

De acordo com a ex-aluna da instituição, Manuela Bastos, o CAp se destaca por, entre outras coisas, corpo docente capacitado, projeto pedagógico diferenciado e acesso a bibliotecas. "A gente não atribui este sucesso a um critério, a um ponto só. É um conjunto de fatores", disse, segundo informações divulgadas pela UFPE.

Os microdados do Enem 2019 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tabulados pelo jornal Folha de S. Paulo e publicados no último dia 2 de julho. O critéri de veiculação excluiu escolas com menos de dez participantes no Enem e/ou aquelas em que menos de 50% do total de estudantes fizeram a prova. Na rede pública, a média mais alta da prova objetiva no Brasil é do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, com 687,24 pontos.

COMENTÁRIOS dos leitores