Enem: Fernanda Pessoa aborda possíveis temas para redação

Professora participou de uma live no LeiaJá sobre o Enem 2020

por Ruan Reis qui, 23/07/2020 - 16:01
Cortesia/Fernanda Pessoa . Cortesia/Fernanda Pessoa

Em mais uma live do programa “Quando passar... Como será o mundo após a pandemia?”, produzido pelo LeiaJá, a professora de redação Fernanda Pessoa e os docentes André Luiz Vitorino, de biologia, Pedro Botelho, da disciplina de história, e Edu Coelho, de matemática, debateram a rotina dos professores e o que esperar das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Quem já está se preparando para a prova, sobretudo neste período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, sabe que produção textual tende a ter peso na pontuação final.

Para tirar uma boa nota, nada melhor do que receber umas dicas e ouvir dos professores suas sugestões sobre qual será o tema da redação no Enem. Na transmissão, ao ser questionada quais seriam suas apostas para o tema textual, Fernanda Pessoa revelou que se a banca seguir uma linha "hipócrita", poderá cair algo acerca do meio ambiente. "Eu brinco com um teor de verdade. Eu digo assim: 'se a gente continuar na linha temática hipócrita que a gente tem seguido, o tema vem meio ambiente'”, disse. Ela explica o porquê: “No ano passado, nós tínhamos cortado - governo federal - quase 50% de verba da Ancine, por exemplo... tirou o Ministério da Cultura, e, na cara de pau, o tema foi 'A democratização do acesso ao cinema no Brasil'. Por isso, se vier nessa pegada hipócrita, pode cair alguma coisa sobre meio ambiente que nunca caiu”.

Para Fernanda Pessoa, os estudantes já estão mais que na hora de discutir e escrever sobre temas relacionados ao século 21. “Eu acho que está na hora de discutir alguma coisa associada às novas formas de trabalho. Eu queria que eles (a banca da prova) discutissem esse trabalhado 4.0, economia colaborativa, economia sustentável, mas eu não sei se eles vão ser criativos para tanto”, declarou.

Ela ainda ressaltou alguns outros temas como “evasão escolar” e “gravidez na adolescência”. Confira como foi a live realizada em parceria com o projeto Vai Cair No Enem:

COMENTÁRIOS dos leitores