Uso de máscara: Inep explica como será o lanche no Enem

Responsável pela organização da prova, Instituto detalhou protocolos para a aplicação do processo seletivo que registrou mais de 5 milhões de inscritos

por Nathan Santos sex, 14/08/2020 - 16:38
Pixabay . Pixabay

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detalhou, enfim, informações sobre o momento dos lanches durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como os candidatos deverão, obrigatoriamente, usar máscaras no dia da prova devido ao novo coronavírus, havia uma dúvida se, pelo menos no momento da alimentação, a retirada do objeto seria permitida. Não havia, até então, uma resposta oficial sobre o questionamento.

Nesta sexta-feira (14), porém, o órgão responsável pela organização do Enem esclareceu o procedimento. “Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel”, informou o Inep.

O Instituto também reforçou outros protocolos a serem seguidos pelos candidatos durante a realização do Enem. Confira os pontos divulgados:

• Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a COVID-19.

• O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial.

• Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo.

• Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.

• A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

• O descarte da máscara de proteção contra a COVID-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.

• A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a COVID-19.

• As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.

• O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.

Lanches – A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel.

Sem mudanças em sua estrutura, já que em cada prova serão mantidas 45 questões, além da redação, o Enem impresso está marcado para 17 e 24 de janeiro do próximo ano. Já a versão digital deverá ser realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Foram registradas 5,8 milhões de inscrições.

COMENTÁRIOS dos leitores