Computadores: Inep divulga exigências para o Enem Digital

Organização da prova elencou critérios a serem respeitados pelos locais que almejam receber o Exame

por Ruan Reis ter, 18/08/2020 - 16:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Segue aberto o cadastramento para as instituições interessadas em aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital. Além da prova, os locais cadastrados poderão receber outros exames e avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em formato digital.

Para compor a Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA), as instituições de ensino cadastradas deverão dispor de infraestrutura e equipamentos, como também seguir os demais requisitos exigidos no edital. Confira os principais critérios:

• Possuir, no mínimo, duas salas ou dois laboratórios de informática equipados com, pelo menos, dez computadores do tipo desktop ou notebook em cada sala (demais tipos de computadores não serão aceitos).

• Os computadores deverão ser do tipo desktop ou notebook, com processador mínimo Intel Core 2 Duo de 2,66 GHz ou equivalente; memória RAM de 4 GB (ou superior); mínimo de 10 GB livres de espaço no disco rígido, com permissão de escrita externa ou sistema operacional e não criptografado; no mínimo uma porta USB 2.0 ou de velocidade superior em funcionamento disponível para acoplamento de pendrive; monitor de vídeo colorido de 14 polegadas ou maior, com resolução mínima de 1024x768 pixels; teclado alfanumérico padrão ABNT2, preferencialmente com fio; mouse óptico preferencialmente com fio e placa de rede cabeada para conexão à internet.

• Cada sala ou laboratório deverá disponibilizar conexão com a internet cabeada de velocidade de 5 MB por segundo ou superior.

• A instituição deverá possuir, no mínimo, dois banheiros destinados aos participantes e disponibilizar um técnico ou profissional de informática capaz de executar tarefas gerais de configuração e organização. O Inep informa que os locais cadastrados serão visitados por equipes técnicas da empresa aplicadora autorizada pelo instituto para a certificação das características estruturais. Além disso, ao realizar o cadastramento, a instituição deverá designar um profissional para coordenar todas as etapas para a composição da RNPA. As instituições de ensino aprovadas será chamada de posto aplicador, com credenciamento válido por até dois anos, sendo possível ser prorrogado pelo mesmo período. Para obter mais informações sobre o cadastramento e conhecer todos os requisitos, acesse o edital.

COMENTÁRIOS dos leitores