'Pega a visão' anuncia segunda temporada

A segunda temporada da série o-nline inicia nesta quarta-feira (26)

por Aurilene Cândida seg, 24/08/2020 - 12:31
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo A iniciativa é direcionada para o público entre 15 e 29 anos Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir desta quarta-feira (26), será realizada a segunda temporada da série online gratuita “Pega a Visão: um novo olhar sobre o trabalho para as juventudes.” A iniciativa é direcionada para o público entre 15 e 29 anos de idade, mas com foco especial para alunos das escolas técnicas do Estado e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai). As inscrições devem ser feitas pela internet. A iniciativa é uma produção original da Aliança NEO Brasil. 

Para participar é necessário possuir escolaridade a partir do Ensino Médio Incompleto. A segunda temporada conta com quatro episódios, que serão disponibilizados nas  quartas-feiras, às 15h, no canal do YouTube do Instituto Aliança e na TV Pernambuco, e segue com lives semanais até o dia 16 de setembro. Para ter direito ao certificado é preciso assistir a pelo menos três episódios da temporada e responder a um questionário no final de cada episódio, cujo link será informado no momento da transmissão.

Na primeira temporada foi abordado técnicas e habilidades para garantir emprego no mercado formal. Já esta nova fase traz vídeos com orientações e dicas para os jovens que querem abrir, aperfeiçoar ou ampliar seu próprio negócio. Além disso, a nova temporada abre com o tema “Partiu! Alternativas para criar o próprio negócio: um papo sobre empreendedorismo” no qual o analista do Sebrae, Victor Abreu, e a master coach e consultora, Silvana Campos, irão discutir várias formas de se empreender um negócio e quais os novos nichos de mercado em tempos de pandemia. “O intuito é prestar serviço para o jovem de modo que ele possa perceber, no cenário de pandemia, quais são as possibilidades reais de gerar renda”, afirma a consultora Carolina Conde, que irá mediar este episódio. 

O segundo encontro será realizado no dia 02 de setembro e será conduzido por Micaías Paiva, da Paiva Consultoria e Tecnologia, que irá discutir sobre como montar um plano de negócio para ajudar o novo empreendedor a atingir seus objetivos, diminuir riscos e incertezas do negócio e captar recursos financeiros e humanos.

 A temporada terá ainda as temáticas “Como conseguir financiamento”, no dia 9 de setembro, e “Mulher e empreendedorismo em um mercado machista”, encerrando a série. Cada episódio tem aproximadamente uma hora de duração, reunindo falas de especialistas atuantes no mercado, jovens protagonistas, conferindo uma linguagem que se adequa e é chamativa ao público-alvo. As aulas, que trazem conteúdos complementares, contam ainda com acessibilidade em Libras.

A primeira temporada também pode ser conferida no canal do YouTube do Instituto Aliança. Os conteúdos já foram visualizados por mais de 17 mil pessoas.

 “Os jovens, que já representavam a população mais afetada pelo desemprego, estão sendo desproporcionalmente afetados pela Covid-19, com vários choques, incluindo interrupção da educação e treinamento, perdas de emprego e renda e maiores dificuldades em encontrar um emprego. Nesse contexto, se torna mais intensa a busca por alternativas de empreender algum tipo de negócio”, declara Neylar Vilar, Coordenadora Geral do NEO Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores