Brasileiros indicam país mais seguro para intercâmbio

Pesquisa traz as opiniões referentes a viagens pós-pandemia

por Juliana Mamede qua, 09/09/2020 - 15:30
Pixabay Nova Zelândia possui paisagens belas Pixabay

Um levantamento da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) – instituição que reúne empresas do segmento de intercâmbio do país - , publicado na última quinta-feira (3), mostra que, para os estudantes brasileiros, a Nova Zelândia é tida como o país mais seguro para fazer intercâmbio após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Realizada com estudantes de 22 estados de todas as regiões da federação, a pesquisa revela, também, que a Nova Zelândia é classificada como a nação mais competente no que diz respeito ao controle da pandemia.

Segundo o estudo, 71,3% dos estudantes que têm vontade de fazer algum tipo de curso fora do país consideram, no quesito sanitário, a Nova Zelândia como o Estado mais seguro para uma viagem de estudos em um futuro próximo (2020-2022). O levantamento mostra, ainda, que 75,7% dos estudantes brasileiros acreditam que a Nova Zelândia é o país mais competente nos protocolos de controle da pandemia.

Para Amy Rutherford, diretora regional da Education New Zealand – agência do governo neozelandês voltada à educação internacional  -, os números do estudo mostram a responsabilidade da Nova Zelândia para com a saúde dos cidadãos. “Os números da pesquisa refletem o comprometimento da Nova Zelândia com a saúde das pessoas. Nossa atuação é guiada por protocolos com embasamento científico, além de empatia e solidariedade. Assim que for possível, os estudantes internacionais poderão voltar à Nova Zelândia para desfrutar da educação de excelência e voltada para o futuro oferecida por nossas instituições de ensino”, diz Amy, segundo a assessoria de imprensa.

Feita entre julho e agosto de 2020, por meio da internet, a pesquisa entrevistou estudantes de várias faixas etárias. De acordo com o levantamento, aprender uma nova língua é um dos maiores estímulos para estudar em outro país, como também a oportunidade de ter uma experiência internacional e a possibilidade de conciliar estudos e trabalho. Além disso, enriquecer o currículo e investir em educação internacional fazem parte dos objetivos mais importantes. Em meio à atual situação mundial, a pesquisa analisou fatores de decisão para realização de um intercâmbio e a expectativa do desempenho educacional dos países após a pandemia da Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores