Capes abre inscrições para doutorado na Alemanha

Processo seletivo oferece, ao todo, 45 bolsas. Saiba como participar da seleção

por Ruan Reis seg, 14/09/2020 - 18:23
Pixabay Colônia, na Alemanha Pixabay

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para a seleção que está oferecendo 45 bolsas de doutorado na Alemanha. Interessados devem se candidatar até o dia 16 de outubro por meio do envio da documentação especificada no edital, para um formulário eletrônico.

A Capes financiará, no máximo, de dez bolsa entre doutorado pleno, doutorado-sanduíche com cotutela e doutorado-sanduíche sem cotutela, com o valor máximo de até 116.360 euros; o restante será financiado pelo DAAD.

Para concorrer a uma dessas oportunidades, os candidatos ainda devem atender a alguns pré-requisitos, como ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, não ter título de doutor, não receber ou ter recebido bolsa para a mesma modalidade, entre outros critérios. A seleção será composta por análise da documentação e entrevista com os candidatos.

Ao serem selecionados, os estudantes receberão alguns benefícios como mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, entre outros. Para orientadores brasileiros e alemães, ainda serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.

O programa terá duração de até 48 meses, a depender do tipo de doutorado escolhido. Acesse o edital da seleção e obtenha mais detalhes.

COMENTÁRIOS dos leitores