Governo anuncia data da volta às aulas em Pernambuco

Informação oficial foi divulgada nesta segunda-feira (21). Confira a data da retomada das aulas presenciais da educação básica

por Nathan Santos seg, 21/09/2020 - 17:46
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Após mais de seis meses de paralisação, as escolas estaduais de Pernambuco e escolas privadas retomarão as aulas presenciais no dia 6 de outubro. As unidades de ensino da educação básica tiveram as atividades suspensas no dia 18 de março deste ano em razão da pandemia da Covid-19. O anúncio sobre o retorno foi feito nesta segunda-feira (21), pelo Governo do Estado, em coletiva de imprensa.

Segundo o Governo do Estado, alunos do terceiro ano do ensino médio serão os primeiros a voltar às unidades de ensino no dia 6 de outubro. Posteriormente, em 13 de outubro, o retorno contará com estudantes do segundo ano. Por fim, no dia 20 do mesmo mês, retornarão os alunos do primeiro ano, EJA, ensino médio técnico concomitante e ensino médio técnico subsequente.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, garantiu que todas as pessoas envolvidas nas escolas que apresentarem sintomas do novo coronavírus serão testadas. Ele também justificou o retorno às aulas ao afirmar que muitas crianças e jovens já estão circulando em outros espaços, como shoppings; por isso, podem voltar às unidades de ensino respeitando os protocolos de saúde, como o distanciamento de 1,5 a 2 metros, uso contínuo de máscaras, lavagem das mãos, limpeza do espaço, monitoramento dos sintomas e a utilização correta de álcool gel. Também é obrigatória a medição de temperatura, além da organização fixa de grupo de estudantes.

"As escolas vão retomar suas atividades, mas diferente de como era", destacou, durante coletiva de imprensa, o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio. O secretário ainda informou que a decisão pelo retorno será dos pais ou responsáveis. "A volta vai ser opcional. Fortemente a decisão será opcional", garantiu.

As próprias escolas particulares decidirão, conforme suas condições estruturais, se retornarão ou não às aulas presenciais. No que diz respeito ao plano pedagógico, cada unidade de ensino, seja ela privada ou pública, tem autonomia para organizar esse planejamento respeitando as particularidades de cada turma.

Ainda segundo o Governo de Pernambuco, estudantes e professores com fatores de risco não deverão retornar neste momento às atividades presenciais, mesmo se não foram infectados. Nesse sentido, o Governo do Estado pede que as atividades remotas continuem mantidas, para atender o público que não poderá ir às aulas físicas, formalizando assim o ensino híbrido.

Fred Amancio também informou que o rodízio de estudantes é outra estratégia que pode ser adotada pelas escolas. O objetivo é evitar salas aglomeradas, uma vez que o retorno precisa ser gradual. "Deve ser respeitado o distanciamento social de 1,5", reforçou o secretário, complementando que a tendência é que haja uma redução de metade dos alunos nas salas escolares.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), o segmento da educação básica no Estado é composto por 2,4 milhões de pessoas, entre estudantes, professores e demais profissionais ligados às escolas. Só na rede estadual de ensino, são cerca de 560 mil alunos e 1.060 escolas.

Educação infantil

A gestão estadual ainda comentou a situação dos alunos da educação infantil. Segundo o Governo, ainda não existe uma data cravada para a retomada desse grupo; nos próximos dias, os gestores deverão se reunir para discutir o contexto das escolas infantil.

Covid-19 em Pernambuco

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mais de 141 mil casos do novo coronavírus foram confirmados em Pernambuco, 26.071 graves e 115.706 leves. O órgão também informa que o número de óbitos no Estado chegou a 8.025 mortes.

COMENTÁRIOS dos leitores