Após ficar em situação de rua, homem ganha emprego

Edmilson Lopes de Lima, de 55 anos, agora sonha em ter uma casa própria

por Aurilene Cândida qua, 23/09/2020 - 20:22
Divulgação/Unificados Pela Pessoa em Situação de Rua Edmilson agora participa, como voluntário, de projeto que ajudar a população em situação de rua Divulgação/Unificados Pela Pessoa em Situação de Rua

Durante a pandemia da Covid-19 no Recife, o projeto 'Unificados Pela Pessoa em Situação de Rua' foi responsável por garantir uma assistência preciosa a cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Entre os beneficiados pelo trabalho que congregou diversas frentes solidárias em uma força-tarefa está Edmilson Lopes de Lima, de 55 anos. Sem uma casa há oito meses, divorciado e sem emprego, ele estava em situação de rua, em Olinda, de onde saía todos os dias para tomar o café da manhã oferecido pelo projeto.

Ficava pelo Centro do Recife até a noite e retornava após a distribuição do jantar.  Sempre tranquilo e ordeiro nas filas do projeto, Edmilson despertou a atenção de Gustavo do Vale, de 35 anos, que trabalhava como voluntário e, curioso, se aproximou para conhecer melhor a história dele. No último dia de distribuição das quentinhas, enquanto lamentava não ter mais aquelas refeições certas, Edmilson foi surpreendido por uma proposta que deu novos rumos à vida.

Diretor em uma empresa de pescados no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Gustavo ofereceu a ele uma vaga de auxiliar de serviços gerais. Edmilson aceitou o convite e motivou Gustavo a buscar ainda mais ajuda.

Através da Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de Olinda e Recife, os voluntários do Unificados Pela Pessoa em Situação de Rua conseguiram um quitinete temporário para Edmilson, que passou a atuar como voluntário nas rondas semanais para distribuição de alimentos para a população em situação de rua. De acordo com o ex-morador de rua, a iniciativa de ser voluntário foi uma forma de retribuir tudo de positivo que está lhe acontecendo.

A estadia da Pastoral tem prazo de validade e encerra no mês de outubro. Agora, a missão de Gustavo e outros voluntários, que até abriram uma "vaquinha", é ajudar Edmilson a encontrar um lar e, assim, concretizar a mudança de vida.

Para as pessoas interessadas em contribuir com a realização do sonho de Edmilson, que é comprar uma casa própria para acolher sua filha e viver em paz, em seu teto, a doação pode ser feita pela internet. O ato de solidariedade não tem meta de valor e até o momento conta com R$ 2.300 arrecadados.

COMENTÁRIOS dos leitores