Campanha estimula aprendizado do francês

São promovidas conversas em francês por meio do WhatsApp

por Juliana Mamede seg, 28/09/2020 - 19:53
Pixabay . Pixabay

Por meio da rede de Alianças Francesas, o governo francês promoveu a campanha #plusloin (mais longe, em português), que visa estimular os jovens a conhecer a língua e a descobrir como o idioma pode ajudá-los na realização de seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Totalmente digital, a campanha convida jovens, entre 18 e 25 anos, de todo o mundo, a aprenderem o idioma e disponibiliza interlocutores, em 34 países, para uma conversa em francês em tempo real, pelo WhatsApp.

A campanha #plusloin conta, também, com o depoimento de pessoas que foram auxiliadas pela língua francesa para alcançar suas realizações. São mostrados jovens anônimos com histórias de sucesso e também famosos de diversas nacionalidades, a exemplo da atriz e cantora inglesa Jane Birkin e a coreógrafa e diretora espanhola Blanca Li, entre outras. A ação disponibiliza, além de um site destinado ao assunto e postagens nas redes sociais, um número de WhatsApp (+33 6 99 82 13 75), que será atendido por um residente do país, fluente em francês. As pessoas que tiverem interesse poderão entender mais sobre o alcance do idioma francês e as oportunidades que a língua pode proporcionar.

Pelo fato de a campanha ser a nível mundial, a ferramenta está disponível em seis idiomas: árabe, chinês, espanhol, inglês, português e russo. A ação tem por objetivo mostrar que a língua é, em uma escala internacional, um idioma moderno, acessível e que pode proporcionais novas chances profissionais.

No País, há em média mil empresas francesas em atividade. A rede de Alianças Francesas – que são instituições sem fins lucrativos e que reservam uma parte das vagas a alunos carentes - reúne 830 escolas em 134 países, sendo 34 delas no Brasil, incluindo Pernambuco, por meio da Aliança Francesa Recife, e contam com cerca de 22 mil estudantes.

De acordo com a Organização Internacional da Francofonia, 300 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo, atualmente. A campanha #plusloin é realizada concomitantemente em 75 países. A primeira etapa, que conta com a participação por WhatsApp, será até o dia 2 de outubro.

A ação é desenvolvida pelo Instituto Francês, entidade responsável por promover a cultura francesa no exterior e objetiva também a acompanhar e apoiar a retomada das atividades em toda a rede de ensino da língua francesa, impactada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em 2020. Mais informações podem ser obtidas pelo site da campanha.

COMENTÁRIOS dos leitores