MEC: petição pede suspensão de livros clássicos alterados

Os livros fazem parte do programa “Conta Pra Mim”, que apoia a alfabetização das crianças

por Maya Santos qua, 21/10/2020 - 11:54
Pixabay Segundo o MEC, as obras adaptadas impressas serão distribuídas no ano que vem Pixabay

Educadores, ilustradores e escritoress organizam uma abaixo-assinado com cerca de três mil assinaturas, que pede a suspensão da adaptação em livros da literatura clássica infantil ao Ministério da Educação (MEC). Os livros fazem parte do programa “Conta Pra Mim”, que apoia a alfabetização das crianças. As informações são do portal G1.

Dentre as histórias clássicas estão “João e Maria” e “O Flautista de Hamlet”, ambos tiveram partes chave de seus contos modificados. Os livros são destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social, que podem acessar as obras na forma on-line e, segundo o MEC, serão distribuídas na forma impressa no ano que vem.

“Em ‘João e Maria’, por exemplo, é importante que os personagens sejam abandonados pelos pais na floresta. A criança, ouvindo a história no colo, treme de medo. Mas, se está no colinho, está vendo que não é de verdade”, disse o escritor Pedro Bandeira, em entrevista ao G1.

Na versão disponibilizada pelo MEC, os protagonistas do conto infantil vão passear na floresta, e a mãe dá a eles pedrinhas coloridas, para marcar o caminho e terem como retornar à casa. Segundo nota enviada ao G1, o MEC defende a “livre adaptação das obras” e informa que essas adaptações serão impressos para o programa “Criança Feliz”, do Ministério da Cidadania.

COMENTÁRIOS dos leitores