Mesmo com impasse, escolas estaduais voltam às aulas em PE

Nesta quarta-feira (21), alunos do terceiro ano do ensino médio começaram o retorno gradual às atividades, após longa paralisação devido à Covid-19

por Nathan Santos qua, 21/10/2020 - 09:11
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Mesmo com a greve decretada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), escolas da rede estadual retomam, nesta quarta-feira (21), atividades presenciais para alunos do terceiro ano do ensino médio. As aulas estavam suspensas desde março devido à pandemia da Covid-19. Nesse retorno, porém, o próprio Governo do Estado ainda não consegue mensurar a quantidade de professores que resolveram voltar às unidades de ensino e o número dos que aderiram ao ato grevista.

Na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, as atividades presenciais começaram a ser retomadas nesta manhã. Professor de matemática com dez anos de atuação na rede estadual de ensino, Walter Pessoa resolveu voltar às aulas, alegando que a Etepam tem estrutura para receber o público. Ele endossou que respeita os professores grevistas e defende que eles lutem, caso suas escolas não possuam condições de respeitar os protocolos contra o novo coronavírus. Para Pessoa, já os docentes que dão aula em locais estruturados podem retomar o trabalho.

“Tenho muito respeito à categoria, a todos os professores que fazem parte do movimento sindical. Acredito que eles têm seus motivos. Agora, quando eu olho para o Etepam, um prédio desse aqui, com a estrutura pronta para receber os estudantes... Eu não poderia ficar em casa”, argumentou o professor. A Etepam reúne cerca de 140 alunos do terceiro ano.

Estudante do terceiro ano, Ana Beatriz Ferreira, de 17 anos, decidiu voltar às aulas presenciais. A jovem disse que estudar em casa é um processo envolto de dificuldades e, diante disso, deposita boas expectativas na retomada das escolas estaduais. “Em casa você fica bem mais disperso do que aqui. Me sinto segura porque, aqui na escola, todos os protocolos estão sendo seguidos. Tem álcool em gel, medição de temperatura, distanciamento, circulação de ar. Acredito que dá para recuperar muitos conteúdos que perdemos”, disse, esperançosa, a estudante que almeja aprovação em história.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), 81 mil alunos do terceiro ano do nível médio estudam em cerca de 750 escolas estaduais. Quantos retornaram às aula ainda não é possível dimensionar, segundo a SEE, uma vez que os colégios podem adotar rodízios e manter nas atividades remotas as pessoas do grupo de risco.

O secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, destacou que o principal objetivo do retorno é resgatar o conteúdo pedagógico, principalmente para os alunos que enfrentarão, em janeiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A gente sabe que as aulas presenciais são muito importantes, porque elas têm um aprendizado bem maior. Ainda mais agora com os alunos do ensino médio que estão finalizando o ano”, comentou Amancio.

Sobre a greve dos educadores, o secretário garantiu que, em algumas escolas, 100% dos professores já voltaram a trabalhar presencialmente. Amancio disse, ainda, que posteriormente a SEE avaliará quais medidas serão adotadas em relação aos professores que não voltarem às escolas, sem detalhar o conteúdo dessas ações.

O Governo de Pernambuco informou que no dia 27 de outubro, poderão retornar às aulas os estudantes do segundo ano do ensino médio, de forma gradual. Já em 3 de novembro, será a vez da retomada das tumas do primeiro ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos.

A volta às aulas não é obrigatória. Cabe aos pais e responsáveis, além dos estudantes a partir dos 18 anos, decidirem. O Goverto do Estado promete que manterá as aulas remotas para quem optar por estudar em casa.

LeiaJá também

--> Greve: desembargador dobra multa contra o Sintepe

COMENTÁRIOS dos leitores