Secretário: PE não deve adotar aprovação automática

Fred Amancio, em entrevista ao LeiaJá, adiantou detalhes dos planos do Governo de Pernambuco para a retomada das aulas nas escolas estaduais

por Nathan Santos qua, 21/10/2020 - 10:49
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Fred Amancio acompanhou a volta às aulas nesta quarta-feira (21) Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudantes do terceiro ano do ensino médio voltaram às aulas presenciais, nesta quarta-feira (21), na rede estadual de ensino de Pernambuco. Ao acompanhar a chegada dos alunos, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, garantiu que está sendo feito um planejamento para que os conteúdos pedagógicos sejam colocados em dia, com foco maior nas turmas terceiranistas. Em entrevista ao LeiaJá, Amancio descartou, porém, a adoção da aprovação automática.

As aulas estavam suspensas desde março, em virtude da pandemia da Covid-19. Segundo o secretário de Educação, o Governo de Pernambuco deve aderir a um sistema de ciclos, em que permite que parte dos assuntos de 2020 seja trabalhada em 2021. O secretario afirmou que o cronograma desse processo ainda não foi definido, mas soltou que existe uma tendência de intensificação pedagógica para alunos do terceiro ano do ensino médio concluírem a formação até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova impressa está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Pernambuco tem em torno de 81 mil alunos do terceiro ano. Se somados às turmas dos primeiro e segundo anos, o quantitativo passa de 300 mil, segundo a Secretaria de Educação e Esportes. Assista, a seguir, à entrevista de Fred Amancio ao LeiaJá, além de um depoimento do estudante Lucas Emanoel dos Santos, de 19 anos, que comentou, nesta manhã, o retorno às aulas presenciais na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores