Prêmio Educador Nota 10 encerra votação nesta terça (27)

Professora da Rede Municipal de Ensino do Recife está entre os finalistas

por Juliana Mamede seg, 26/10/2020 - 18:47
Pixabay . Pixabay

Termina, nesta terça-feira (27), a votação popular do Prêmio Educador Nota 10, que tem como única representante de Pernambuco, na condição de finalista, a professora Mirtes Ramos dos Santos Melo, da Rede de Ensino do Recife. O trabalho da docente, intitulado “Projeto Aprendizagens das Crianças: maravilhamento e experiências”, concorreu com outros 4 mil de profissionais de todo o Brasil.

O trabalho foi elaborado a partir do dia a dia de ensino da professora, por meio das vivências e experiências com crianças de dois e três anos de idade da Creche Municipal João Eugênio, localizada no bairro da Iputinga. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar professores de educação infantil até o ensino médio, bem como coordenadores e gestores de colégios públicos e privados.

No total, são dez finalistas de todo o País. O projeto de Mirtes é o único sobre educação infantil; outros cinco são direcionados ao ensino fundamental, três ao ensino médio e um de gestão.

Segundo a docente, ela procurou fazer um trabalho em que as crianças fossem as protagonistas das atividades por meio de interações com colegas de turma e adultos. "Fiz várias instalações construídas com objetos simples ao longo de um ano, como rolos de papel, panelas, lençóis, as flores do jambeiro da escola, frutas, caixas, sacos de dudu cheios com água. Uma caixa grande, por exemplo, pode ser explorada pela criança em movimentos de entrada e saída. A observação dela se cabe ou não dentro da caixa e, assim, o estudante começa vivenciar conceitos de medida, conceitos de dentro, fora, textura, lateralidade", explica Mirtes Ramos, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Recife.

De acordo com a professora, as crianças têm, na primeira infância, uma curiosidade enorme e dar liberdade a elas para brincar e criar é essencial para o bom desenvolvimento. “E o mais importante é que o aluno crie e realize sendo feliz. A gente precisa organizar espaços que deem autonomia a eles para explorarem o mundo”, afirma ela, segundo a assessoria.

De acordo com a assessoria, “O trabalho de Mirtes Ramos é inspirado no do pedagogo italiano Loris Malaguzzi, que após a segunda guerra mundial, criou o projeto Reggio Emília, implantado na cidade italiana de mesmo nome e que coloca a criança como protagonista na construção do seu conhecimento".

"Foi este educador quem constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos, que surgem através de sugestões dos próprios alunos, sendo desenvolvidos em diferentes linguagens. O educador italiano sistematizou assim a Pedagogia da Escuta. A abordagem de Reggio Emilia se vincula a tudo o que a linguagem visual pode apresentar. A capacidade criadora da Reggio Emilia já foi avaliada pela Revista norte-americana Newsweek como a melhor do mundo. Serviu como fonte de inspiração ou apoio para a Educação Infantil de países como Suécia, Dinamarca, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos", acrescentou a Secretaria de Educação do Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores