Biblioteca Pública do Estado inicia 2ª etapa de reabertura

Ainda não há data prevista, porém, para o retorno das atividades da próxima fase, que diz respeito à ampliação dos atendimentos das áreas e realização de eventos

por Juliana Mamede ter, 27/10/2020 - 19:04
Kleyvson Santos/SEE . Kleyvson Santos/SEE

A segunda fase de reabertura da Biblioteca Pública do Estado (BPE) foi realizada nessa segunda-feira (26). Concentrados na Praça da Informação, o laboratório de informática, o Setor de Referência e o Escritório de Direitos Autorais já estão recebendo 50% da capacidade do público pernambucano. Ainda não há data prevista para o retorno das atividades da próxima fase, que diz respeito à ampliação dos atendimentos das áreas e realização de eventos.

Quem tiver interesse, pode ir à BPE no horário das 9h às 14h. As pessoas podem circular pelo Salão de Leitura e Setor Circulante (esse último tendo seu funcionamento voltado exclusivamente à devolução de livros), além da Praça da Informação, Setor de Referência e Escritório de Direitos Autorais. Por meses, a BPE se preparou para esta retomada, que vem sendo gradual e seguindo os protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

“Realizamos diversas reuniões on-line com todos os funcionários e todo o espaço está sinalizado, com aferição de temperatura corporal, tapetes sanitizantes, totens de álcool gel e locais para a higienização das mãos. A biblioteca é um local de oxigenação do cérebro também, e é muito importante reabrir esse espaço, principalmente depois do período difícil que passamos. Estamos prontos e seguros para receber o público”, afirmou o gestor da BPE, Hélio Monteiro, segundo a assessoria da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

Hortência Oliveira, antiga usuária da BPE, fez a devolução de um livro e, na ocasião, aproveitou para verificar a segurança do ambiente. “Eu fico muito animada porque vou voltar a ler e estudar, finalmente. Venho todas as manhãs há algum tempo e adoro realizar minhas pesquisas aqui. E agora, depois desse rigoroso isolamento, nada melhor do que um espaço como esse para a gente fugir um pouco dessa realidade tão dolorosa. Já circulei nos locais permitidos e me sinto muito segura para voltar. Aqui é sempre muito organizado, e numa pandemia não seria diferente”, contou ela, segundo a assessoria.

COMENTÁRIOS dos leitores