IFMT diz que não selecionará candidatos via Sisu

Decisão é válida apenas para o ingresso no primeiro semestre de 2021

por Maya Santos ter, 03/11/2020 - 12:45
Pixabay . Pixabay

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) divulgou que o processo seletivo para o primeiro semestre de 2021 não será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo nota oficial, a mudança é válida apenas para o ingresso no primeiro semestre deste ano, envolvendo cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos de graduação.

Para os candidatos às vagas nos cursos técnicos integrados, a seleção será por meio de sorteio público, utilizando um sistema automatizado de escolha de números. Esse método respeitará os critérios de inscrições, ou seja, inscritos por meio de cotas ou ampla concorrência. Segundo a IFMT, essa seletiva não fará cobrança da taxa de participação. O momento será transmitido ao vivo pelo canal do IFMT, no YouTube, com a presença de, no mínimo, cinco servidores do Instituto, ainda sem data.

Já os candidatos aos cursos superiores de graduação terão duas formas de ingresso na instituição, descritos em dois editais diferentes. Na primeira alternativa, o candidato poderá optar pela nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições de 2015 a de 2019; essa opção servirá para 70% das vagas.

A segunda forma de ingresso é por meio da análise de histórico escolar do ensino médio. Dessa forma, serão avaliados para seleção os primeiro e segundo anos, que preenchendo 30% das vagas disponibilizadas. Os editais e a quantidade de vagas disponíveis na instituição ainda não foram divulgados.

Em nota, a IFMT garante que as “possibilidades para execução do processo seletivo de ingresso em 2021/1 foram avaliadas operacionalmente, juridicamente em consonância com a promoção de critérios de isonomia, igualdade de condições e otimização, considerando ainda, os aspectos de prevenção e cuidado com a saúde devido à pandemia da Covid-19”.

COMENTÁRIOS dos leitores