Doutorado-Sanduíche no Exterior segue com inscrições

Capes pretende selecionar até 1.400 bolsistas

por Ruan Reis qui, 26/11/2020 - 19:26
Freepik . Freepik

O Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), segue com inscrições abertas até o dia 1º de abril de 2021 para selecionar até 1.400 bolsistas para cursos de doutorado no exterior. A seleção está exigindo que os alunos estejam regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil com nota igual ou superior a quatro na avaliação quadrienal, e que tenham fluência na língua estrangeira da instituição de destino.

A diretora de Relações Internacionais da Capes, Heloísa Hollnagel, explicou, por meio de nota, que a habilidade no idioma de destino é exigida para que o aluno consiga interagir em um laboratório internacional, melhorando sua experiência. “Eu recomendo a todos que têm intenção de fazer mobilidade que invistam no aprimoramento de um segundo idioma para facilitar a sua formação e ampliar a produção científica brasileira em coautoria”, diz a diretora. Um dos destinos pode ser os Estados Unidos.

Conforme o edital, as instituições têm até o dia 12 de março de 2021 para fazerem a seleção interna dos candidatos e divulgarem seus resultados. Após o término das inscrições, homologação, emissão das cartas de concessão e todos os trâmites necessários para a implementação das bolsas, as atividades no exterior estão previstas para serem iniciadas entre julho e setembro do próximo ano.

Os doutorandos selecionados ainda deverão voltar ao Brasil para defender sua tese após a vigência do benefício, que terá duração mínima de quatro e máxima de seis meses. Outras informações podem ser obtidas através do edital da seleção.

COMENTÁRIOS dos leitores