UPE repudia ataque cibernético racista durante evento

Segundo a UPE, o caso ocorreu durante a Semana Universitária, em evento da Faculdade de Ciências da Administração e Direito (FCAP)

por Lara Tôrres qui, 03/12/2020 - 16:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quinta-feira (3), a Universidade de Pernambuco (UPE) emitiu uma nota de repúdio a um ataque cibernético de cunho racista ocorrido no último dia 26 de novembro, durante a Semana Universitária, no evento “Desafios e perspectivas para a jurisdição constitucional brasileira”, promovido pela Faculdade de Ciências da Administração e Direito (FCAP). De acordo com a instituição de ensino, durante a transmissão, um participante de nome “Breno” ofendeu um dos palestrantes. 

Segundo a nota, medidas foram tomadas para identificar os responsáveis pelo ataque. “A missão da UPE é produzir conhecimento de forma livre e democrática. Tentativas de intimidação não vão impedir a manifestação pública na defesa do protagonismo intelectual dos negros, iniciativa que a lógica racista busca desesperadamente evitar de forma violenta e autoritária”, diz parte do texto assinado pelo reitor Pedro Henrique de Barros Falcão. 

A  instituição de ensino também se solidarizou “com todas as pessoas que já sofreram preconceito, constrangimento ou discriminação por raça, gênero, etnia, religião e/ou cultura”. “Reafirmamos, assim, nosso compromisso em atuar na promoção das políticas públicas de direitos e na inclusão social”, acrescentou a Universidade.

COMENTÁRIOS dos leitores