Censo da Educação Superior 2020 tem cronograma definido

Todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam curso de graduação e sequenciais de formação específica deverão realizar os procedimentos

por Aurilene Cândida sex, 18/12/2020 - 13:43
Pixabay Será necessário o cadastro de todos os recenseadores Pixabay

O cronograma do Censo da Educação Superior 2020 foi divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Diário Oficial da União (DOU). Todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam curso de graduação e sequenciais de formação específica deverão realizar os procedimentos pelo Sistema Censup. 

No período de 26 de janeiro a 31 de março de 2021 serão aceitos cadastros dos recenseadores institucionais, responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como apurar questionamentos do Inep a respeito das informações declaradas. O Inep ressalta que será necessário o cadastro de todos os recenseadores, mesmo que não haja mudança em relação ao censo 2019. 

O Sistema Censup estará disponível para coleta de dados no período de 1º de março a 4 de junho de 2021. O procedimento é uma atribuição do representante legal da instituição de ensino e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, de 1º de março a 25 de junho. O Inep analisará as justificativas no período de 28 de junho a 23 de julho. Já os ajustes dos dados, de acordo com as orientações da autarquia, deverão ser feitos entre 26 de julho e 19 de agosto.  

O Inep e as instituições de educação superior verificarão (in loco ou por videoconferência) a procedência dos dados declarados, no período de 2 a 12 de agosto. A autarquia apresentará os dados para as instituições de ensino homologarem no dia 20 de agosto, quando também se inicia o prazo para retificação das informações, informa o Inep. O Instituto encerrará o período de coleta e notificará as instituições que não fecharam o preenchimento do censo, no dia 31 de agosto. A partir do dia 1º de setembro, a autarquia começará a consolidar e homologar os dados. A divulgação do Censo da Educação Superior 2020 está prevista para 28 de outubro de 2021. 

O Inep diz que o objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação. Além disso, após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior. O censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas, de acordo com informações da assessoria de imprensa.

COMENTÁRIOS dos leitores