Está desempregado? Saiba como mudar esse quadro em 2021

Crise oriunda do novo coronavírus gerou uma taxa de desocupação de 14,4%. Especialistas mostram o caminho para quem busca ingresso no mercado

por Maya Santos qui, 31/12/2020 - 10:00
Pexels Planejar metas é essencial entre os profissionais Pexels

Em dez meses de pandemia da Covid-19, a taxa de desocupação chegou a 14,4% no terceiro trimestre, número maior em comparação com o início do ano, que registrava 10,5% de pessoas desempregadas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, em 2021, há expectativas de que o cenário mude para um volume maior de contratações.

Em entrevista ao LeiaJá, o secretário do Trabalho, Empregos e Qualificação de Pernambuco (Seteq), Alberes Lopes, disse que apesar do período de contratação mais forte ser no último trimestre do ano, o início de 2021 ainda estará em aquecimento para diversos setores. “Nós tivemos uma pandemia que o mundo não esperava e isso influenciou diretamente no mercado de trabalho, então, para o ano de 2021, a expectativa é que seja melhor. Até porque é um ano de esperança, será um ano em que o mercado vai reagir de uma forma diferente de 2020”, afirma o gestor.

Além do turismo, Lopes acrescenta outras áreas que chegam aquecidas ao Estado e que, com isso, deverão trazer mais oportunidades de empregos aos pernambucanos. "As pessoas podem se preparar para buscar empregos na indústria, no comércio, nos grandes atacados que estão vindo para Pernambuco”, afirma o gestor do Seteq-PE.

Mudanças na busca por empregos

Com a chegada da pandemia, recrutadores tiveram que mudar a forma de conhecer um candidato. O coordenador de treinamentos da Blackbelt It Solutions, Jessé Barbosa de Araújo, comenta que “o LinkedIn é uma das maiores redes de visualização profissional do mundo, então, quem abastece com todas as informações seu perfil tem maior visibilidade, pois muitos recrutadores usam essa rede para conhecer os candidatos, além de outras plataformas para seleção”.

Nesse sentido, muitos candidatos têm melhorado sua presença na web, sendo este um dos pontos de atenção para a preparação na busca por oportunidades. Dentre os profissionais, está Hingrid Oliveira, 23 anos, que está desempregada desde fevereiro deste ano. "Sempre procuro me inscrever em sites de vagas de empregos, grupos e aplicativos para acompanhar as vagas de empregos disponíveis", afirma. Perguntada sobre planos para 2021, Hingrid demonstra entusiasmo e falou sobre um roteiro para conseguir dar uma guinada na vida profissional. Ela pretende “atualizar o currículo para ficar bem apresentável nos sites de empregos, usufruir dos serviços da agência do trabalho, voltar a entregar currículos em lojas, além de adquirir outros conhecimentos".

"Quero fazer um curso de Pacote Office avançado e aprender duas línguas, inglês e francês", afirma Hingrid sobre os planos de qualificação profissional. Os planos de Hingrid entram na rota do cenário mais otimista previsto em 2021. Diante disso, resta apenas um questionamento: como se preparar para dentrar no mercado de trabalho?

Em resposta, o psicólogo e headhunter, especialista que analisa e seleciona os profissionais, Cleyson Monteiro, enfatizou que “o profissional que está procurando uma oportunidade de evolução no mercado de trabalho tem que começar a se preparar agora”. Para isso, o especialista listou algumas orientações para direcionar a preparação. Veja a seguir:

Plano de desenvolvimento de empregabilidade

Para realizar o processo, é necessário que o candidato filtre em quais empresas há interesse de trabalhar, conhecer a cultura das corporações em que tentará vaga de emprego, além de saber quais caminhos devem ser traçados para alcançar o objetivo.

Currículo adequado

Para conquistar a vaga almejada, é importante montar um currículo coerente e sem excessos, que comunique objetivamente qual a pretensão do profissional dentro da empresa, ou seja, uma apresentação que encante o recrutador.

Cadastrar o currículo em sites de emprego

Uma das ações que ganharam mais força em meio à pandemia foi a busca de empregos pela internet. O headhunter Cleyson Monteiro propõe que os profissionais não deixem de cadastrar seu currículo em sites, como Vagas.com ou LinkedIn. Assim, os recrutadores terão acesso às realizações profissionais do candidato.

Fazer um vídeo-currículo

Junto com a pandemia, aconteceram muitas atualizações nos processos de recrutamento de pessoas. Uma delas foi a necessidade de os candidatos terem um vídeo-currículo. Segundo Monteiro, essa habilidade de se comunicar por vídeo é um novo requisito para os novos profissionais. A recomendação é treinar.

Qualificação para o setor que pretende se candidatar

É indispensável manter-se atualizado, com qualificações oferecidas por agências de trabalho ou até mesmo na internet de forma gratuita. Dessa forma, os profissionais podem se destacar nessa busca por oportunidades em 2021.

Ainda há outras observações para uma preparação que agregue valor ao profissional, segundo secretário da Seteq-PE, Alberes Lopes. Dentre elas, estão uma boa aparência e vestimenta adequada para entrevista de forma remota, como tem ocorrido devido à restrição de circulação de pessoas.

Também é importante, de acordo com Lopes, não interromper o momento de fala do recrutador e não ter “fake news” no currículos, a exemplo, cursos não realizados.

O secretário ainda acrescenta que há possibilidade de qualificação e participação em seleções realizadas nas 29 unidades da Seteq-PE, distribuídas por todo o Estado de Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores