Home office ou híbridos? Como serão os trabalhos em 2021?

Sob os impactos da pandemia da Covid-19, modelos de trabalho exigirão adaptações dos profissionais e das empresas, apontam especialistas

por Ruan Reis sex, 01/01/2021 - 10:30
Pixabay Segundo especialistas, empresas mais tradicionais deverão manter atividades presenciais Pixabay

Devido à pandemia do novo coronavírus, as empresas tiveram que se reinventar e proporcionar aos colaboradores modelos de trabalho pouco antes explorados como home office ou o estilo híbrido (presencial e a distância). Agora, em 2021, a continuidade desses modelos tem sido pauta na maioria das organizações brasileiras.

Segundo o levantamento realizado pela empresa especializada em vale-alimentação e vale-refeição, VR Benefícios, 79% das organizações entrevistadas declararam ter adotado novas medidas de gestão de pessoas por conta da pandemia. Entre essas iniciativas implementadas, o trabalho remoto aparece em 48% das companhias.

O diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador da VR Benefícios, Paulo Grigorovski, explica que os profissionais estão mais satisfeitos com o home office devido à segurança e à praticidade. "Notamos que o trabalho remoto aumentou a satisfação das pessoas inicialmente por permitir mais segurança para elas e suas famílias. Posteriormente, o engajamento e a satisfação aumentaram ainda mais com a percepção do tempo ganho na eliminação do deslocamento entre casa e trabalho", explica.

Aricleyton Freitas, coordenador de marketing da imobiliária Eduardo Feitosa, revelou que com a chegada da pandemia, ele teve que se adaptar ao trabalho em casa. Após alguns meses, voltou a trabalhar presencialmente na empresa e sentiu que precisava se readaptar novamente. Hoje, ele afirma que comparando o trabalho remoto e o presencial, o híbrido seria o mais adequado.

"Em um contexto geral, eu gostei do home office. Trabalhar em um estilo híbrido talvez. Agora trabalhar 100% home office não, não queria trabalhar nessa modalidade. Eu gosto do contato das pessoas e gosto de encontrar pessoas novas", diz o profissional.

A estagiária de marketing em uma imobiliária, Danielle Rodovalho, confirma que se sentiu mais segura trabalhando em casa, mas devido à falta de um local silencioso, foi um desafio se concentrar no serviço. Ela diz: "Para ter um desempenho mais eficiente, sem dúvidas é melhor trabalhar no escritório, principalmente no meu caso que moro com tantas pessoas em um local pequeno. Porém, agora que os casos de Covid-19 voltaram a aumentar de forma considerável, se tivesse a opção, gostaria de estar mais em home office, e quando surgisse uma pauta mais urgente, trabalhar do escritório".

Como serão as relações e os modelos de trabalho em 2021?

Para Cleyciane Paz, analista de RH do Grupo Ser Educacional, 2021 será um ano de adaptação às novas tendências e estilos de trabalho que surgiram por causa da pandemia. “Percebe-se que a transformação digital se fez presente e que tem expectativa alta de permanecer em evidência. Por isso, a partir de agora, é importantíssimo que os profissionais desenvolvam flexibilidade e busquem alinhar as suas demandas à tecnologia”, aconselha.

Ela acredita que o “novo normal” para os modelos de trabalho se caracterizará fortemente pelo estilo híbrido. “Dependendo do negócio da empresa, algumas demandas devem ser realizadas no ambiente corporativo, daí surge a tendência do formato híbrido, em que as pessoas terão as suas atividades realizadas da sua própria casa e de forma esporádica comparecerão ao ambiente corporativo para realizar atividades mais específicas", projeta.

O psicólogo organizacional e headhunter, Cleyson Monteiro, aponta que a relação dos profissionais com o trabalho home office ainda é um desafio. “As pessoas, na verdade, ainda não estão preparadas para trabalhar em home office, haja vista a dificuldade de um profissional trabalhar em casa, já que ele não tem uma internet qualificada ou uma estrutura a seu favor, e isso tem gerado um sofrimento psíquico e, principalmente, uma angústia e ansiedade que temos observado até nas clínicas psicológicas”, explica. No entanto, o headhunter afirma que nas organizações, o modelo de trabalho home office tende a se fortalecer ainda mais com o tempo.

“Mesmo sabendo que o pós-pandemia implicará em um restabelecimento das atividades presenciais, muitas atividades serão impactadas com esse novo conceito de trabalho. Eu diria que o modelo mais adequado seria o trabalho híbrido, onde as pessoas vão conciliar o trabalho em home office, mas também o trabalho presencial”, reforça.

Na visão de Edja Vasconcelos, psicóloga e gerente de Recursos Humanos (RH) da empresa GRI Brasil, o ano de 2020 fez muitos profissionais e donos de empresas refletirem sobre as formas e relações de trabalho. Para ela, “éramos muito resistentes em relação ao home office, mas a pandemia nos ensinou a tirar o melhor desse modelo de trabalho”.

A especialista afirma que em 2021 os modelos de trabalho irão variar, a depender da empresa. “As empresas mais tradicionais sempre vão optar pelo presencial porque vão preferir ver o funcionário produzindo independente do cargo; já as empresas mais modernas vão optar pelo home office, embora acredito que a maioria das organizações terão o estilo híbrido como melhor opção. Com isso, acredito sim que o home office vai ser fortalecido em 2021, que essa forma mais flexível e mais híbrida vai ser a mais utilizada no próximo ano e daqui para frente”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores