UFPE divulga pesos, notas mínimas e vagas do Sisu 2021

Candidatos do Enem poderão ocupar quase 7 mil vagas em cursos de graduação

por Nathan Santos qua, 13/01/2021 - 18:26
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, na noite desta quarta-feira (13), os pesos e notas mínimas que vão ser usados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Oriundas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as notas e pesos foram definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Confira as informações.

Ao todo, 6.982 vagas são oferecidas nos campi Recife, Agreste e Vitória da UFPE. De acordo com a instituição de ensino, os candidatos deverão utilizar a nota do Enem 2020, cujo resultado está previsto para marcado. “A nota final do Enem 2020, para efeito de classificação quanto ao Sisu 2021 na UFPE, vai ser obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e de redação conforme os pesos de cada prova informados na resolução n° 1”, informou a Universidade.

Alguns cursos da UFPE são serão preenchidos por meio do Sisu. “Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras – Licenciatura não participam do Processo Seletivo UFPE / Sisu 2021. Esses vão ser regidos por resolução específica em consonância com o parágrafo único, artigo 5°, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012”, detalhou a instituição de ensino.

Também foram divulgadas, quarta-feira, informações específicas para formações na área de engenharia. “Os candidatos classificados em Engenharias do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) do Recife pelo Processo Seletivo UFPE / Sisu 2021 ingressam no primeiro ano do ciclo básico dos cursos e, no decorrer do segundo semestre letivo, fazem a escolha definitiva por um dos cursos. Os cursos que fazem parte da área básica de ingresso de Engenharias CTG (Recife) são Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Naval, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações”, comunicou a Universidade.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Sisu 2021 deverá ser realizado em abril deste ano. Informações como o período de inscrições deverão ser anunciadas com a publicação do edital da seleção.

As provas impressa do Enem 2020 serão realizadas no domingo (17) e no dia 24 deste mês. A versão digital está programada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Na primeira parte, os candidatos responderão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação, enquanto no segundo dia, os feras enfrentarão quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores