Enem: saiba como fazer boa prova de inglês ou espanhol

Para contribuir com o desempenho dos candidatos na prova do Enem, com foco nas questões de inglês e espanhol, o LeiaJá entrou em contato com o professor de língua estrangeira Iago Melo para resolver questões e mencionar dicas essenciais para obter um bom desempenho

por Aurilene Cândida qui, 14/01/2021 - 08:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Provas do Enem 2020 serão realizadas em janeiro e fevereiro Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A modalidade impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está prevista para ser aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto a prova digital será realizada no dia 31 de janeiro e em 7 de fevereiro. Para contribuir com os estudos dos candidatos, o LeiaJá, em parceria com o projeto multimídia Vai Cair No Enem, entrou em contato com o professor de língua estrangeira Iago Melo para saber quais técnicas os feras podem utilizar para mandar bem nas questões de inglês e espanhol do exame.

Além disso, de acordo com a Coletânea Enem, produzida pelo Sistema de Ensino Poliedro, as questões de inglês e espanhol são compostas 100% por interpretação de texto. Segundo Iago Melo, para ter um bom desempenho é fundamental que os estudantes tragam o idioma para o dia a dia. Confira, abaixo, as dicas mencionadas pelo educador: 

- Buscar aprender algumas palavras diariamente e tentar colocá-las em prática;

- Ouvir músicas para tentar entendê-las, pesquisar a letra musical e ver por que a palavra se escreve de determinado modo;

- Aprender falsos cognatos; 

Sobre os falsos cognatos, o professor explica que “são os que mais dão trabalho na hora de ver e entender o idioma, ou interpretar o texto, pois são palavras que confundem muito, possuem algo parecido com o seu idioma nativo mas não vai ter nada a ver”, explica. 

O professor ainda relata que se tornou fluente sem fazer curso. “Eu estava jogando vídeo-game, o diálogo me interessava, e eu precisava disso para poder entender. É literalmente trazer o idioma para o dia a dia, é você assistir algo que você gosta e colocar em outro idioma, vai ouvindo e lendo. Ao fazer isso, você vai exercitando”, diz o docente. 

Além das breves dicas mencionadas pelo professor, ele indica, para a disciplina de inglês, que os estudantes foquem nos seguintes assuntos: content word e function words. Já para matéria de espanhol, Iago diz que é importante saber diferenciar heterossemântico e heterogenético. 

Agora, confira abaixo questões de inglês e espanhol gabaritadas e explicadas pelo educador:

Questão de espanhol: 

1) La Sala II de la Cámara de Casación Penal ordenó que Marcela y Felipe Noble Herrera, los hijos adoptivos de la duena de Clarín, se sometan “a la extracción directa, con o sin consentimiento, de mínimas muestras de sangre, saliva, piei, cabello u otras muestras biológicas” que les pertenezcan de “manera indubitable” para poder determinar si son hijos de desaparecidos. El tribunal, así, hizo lugar a un reclamo de las Abuelas de Plaza de Mayo y movió un casillero una causa judicial que ya lleva diez anos de indefinición. Sin embargo, simultáneamente, fijó un limite y sólo habilito la comparación de los perfiles genéticos de los jóvenes con el ADN de las familias de personas “detenidas o desaparecidas con certeza” hasta el 13 de mayo de 1976, en el caso de Marcela, y hasta el 7 de julio del mismo ano en el de Felipe. La obtención del material genético no será inmediata, ya que algunas de las partes apelarán y el tema inevitablemente desembocará a la Corte Suprema, que tendrá la palabra final sobre la discusión de fondo.

“Es una de cal y otra de arena, es querer quedar bien con Dios y con el diablo”, resumió la presidenta de Abuelas, Estela Carlotto, su primera impresión de la resolución que firmaron Guillermo Yacobucci, Luis García y Raúl Madueño. Aun así la evaluó como “un paso importante” porque determina que “sí o sí la extracción de sangre o de elementos que

contengan ADN debe proceder”. “Lo que nos cayó mal”, acotó, es “la limitación” temporal que permitirá que la comparación se haga sólo con un grupo de familias. “Seguimos con la historia de que acá hay de primera y de segunda. Por qué todos los demás casos siempre se han comparado con el Banco (de Datos Genéticos) completo y en éste no?”, se preguntó.

Nessa notícia, publicada no jornal argentino Página 12, citam-se comentários de Estela Carlotto, presidente da associação Abuelas de Plaza de Mayo, com relação a uma decisão do tribunal argentino. No contexto da fala, a expressão “una de cal y otra de arena” é utilizada para:

A) referir-se ao fato de a decisão judicial não implicar a sua imediata aplicação.

B) destacar a inevitável execução da sentença.

C) ironizar a parcialidade da Justiça nessa ação

D) criticar a coleta compulsória do material genético.

E) enfatizar a determinação judicial como algo consolidado.

Gabarito: C

De acordo com o professor Iago Melo, a questão acima não é muito difícil e umas das principais dicas, principalmente para as proposições de interpretação de texto, é analisar o falso cognato, expressão popular e cultural.

 “A questão trata o uso das expressões: una de cal y otra de arena. Então, o texto está apresentando um ponto de ironia por parte da justiça e também no caso das pessoas detidas e desaparecidas na Argentina. A resposta encontra-se no trecho “es una de cal y otra de arena, es querer quedar bien con Dios y con el diablo”. Logo, são duas coisas contraditórias, então as questões dos falsos cognatos e expressões populares vão ajudar bastante”, explica o professor Iago Melo. 

O educador ainda ressalta que o contexto das questões históricas também podem ajudar. “Não precisa saber de data nem tanta coisa assim, é entender um pouco da história de determinada região. A América Latina é muito rica em conteúdo, principalmente misticismo e mitologia. A nossa história é muito vasta e isso pode ajudar a aumentar a velocidade de resposta”, comenta. 

Questão de Inglês

1) Ebony and ivory

Ebony and ivory live together in perfect harmony

Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don’t we?

We all know that people are the same wherever we go

There is good and bad in everyone,

We learn to live, we learn to give

Each other what we need to survive together alive 

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende

A) O aprendizado compartilhado.

B) A necessidade de donativos.

C) As manifestações culturais.

D) O bem em relação ao mal.

E) O respeito étnico.

Gabarito: E

Segundo o professor, entender os falsos cognatos também contribui para a resolução da questão, mas o principal ponto seria utilizar o estudo da content words e function words. “Esses assuntos irão dar um norte para que se trata o tema central do texto e a maioria das questões de vestibulares vem abordando o tema central, logo, saber o que é uma content e uma function word vai ajudar a interpretar qualquer tipo de texto”, explica. 

Para os estudantes que, no Enem, optaram pela língua inglesa e não possuem um domínio total, saber a base desses assuntos vai nortear e ajudar a garantir uma boa nota, porque as contents words são palavras direcionadoras como, por exemplo, verbos, adjetivos e substantivos. Segundo o professor, no título é apresentado duas palavras fundamentais para a interpretação “ebony and ivory”. Ele explica que “ebony vem de ébano (árvore bem escura proveniente da África) e ivory já é a questão do marfim, então após isso o autor fala que elas são as cores da teclas de um piano e que estão lado a lado vivendo em harmonia e ainda se pergunta por que não podemos fazer o mesmo, logo o autor faz uma referência ao respeito étinico”, comenta Iago Melo.  

LeiaJá também

--> Coletânea: veja temas mais cobrados nas provas do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores