Saiba o que não comer antes da prova do Enem

Nutricionista ainda indica quais alimentos devem ser consumidos na hora do Exame

por Ruan Reis sex, 15/01/2021 - 15:10
Freepik . Freepik

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para muitas, é como se preparar para uma maratona. Por isso, os feras precisam se nutrir não somente de conhecimento, mas de alimentos para enriquecer e dar energia ao corpo e à mente.

Pensando nisso, o LeiaJá conversou com a nutricionista especializada em nutrição clínica, Jéssica Cézar, que revelou o que comer antes e durante o Enem, e quais alimentos evitar um dia antes da prova; confira as orientações:

O que comer um dia antes do Enem?

A nutricionista aconselha os vestibulandos a optarem por alimentos ricos em fibras, porque ajudam a prolongar a saciedade e auxiliam a regular o intestino. Ela aconselha a “consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, pois eles levam mais tempo para serem digeridos e evitam a elevação dos níveis de açúcares no sangue”.

Segundo a especialista, alguns alimentos como frutas, leguminosas, folhosos verdes, aveia, batata doce, feijão, lentilha, oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, amendoim) são ótimas escolhas para saborear um dia antes da prova.

A nutricionista ainda dá dicas para um almoço ideal:

Salada à vontade (alface, tomate, pepino, cenoura, beterraba, entre outros), uma porção de arroz integral ou macarrão integral; 

Uma porção de proteína: peito de frango e peixe assados ou grelhados (evitar fritura).

Uma porção de feijão macassar, feijão verde, lentilha ou grão de bico.

O que não consumir antes do Exame?

“Algumas pessoas ficam nervosas pré-prova, o que é totalmente normal e podem até sofrer algumas alterações no trato gastrointestinal como dores de barriga e enjoos. O ideal é não consumir alimentos gordurosos como frituras e evitar comidas pesadas como, por exemplo, uma feijoada, que vai consumir muita energia e levar a sonolência”, orienta Jéssica.

Quais alimentos levar no dia da prova?

Entre as recomendações, a especialista sugere que os estudantes levem frutas, sanduíches mais leves como os naturais, que contém vegetais e pães integrais, mix de oleaginosas, chocolate de 50 a 70% cacau e uma barrinha de cereal sem açúcar ou de proteína. Ela ainda aconselha: “Para beber durante a prova opte por água, pois ela é muito importante para manter a hidratação. Pode fazer também o consumo da água de coco, já que ela é rica em sais minerais”.

As provas impressas do Enem serão realizadas neste domingo (17) e no dia 24 deste mês. Na primeira parte, os estudantes terão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no segundo dia, os feras enfrentarão quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores