Veja sete atitudes que podem causar eliminação do Enem

O Inep, órgão responsável pelo exame, adota diversas medidas de segurança, tanto no que tange à saúde quanto à parte logística da aplicação do Enem

por Camilla de Assis sex, 15/01/2021 - 18:47
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado, até então, neste domingo (17), primeiro dia de provas da modalidade impressa. Diante de todas as conturbações que envolvem a aplicação do Enem, é preciso que os estudantes tomem alguns cuidados, mas não somente os que tangem à saúde, como também aqueles que precisam ser adotados para evitar a eliminação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adota uma série de regras destinadas aos candidatos do Enem 2020. Elas são válidas para que os estudantes cumpram a algumas medidas e não ponham a organização do exame em risco. Para evitar a desclassificação, o LeiaJá lista algumas atitudes que podem levar à eliminação. Veja abaixo:

Fazer a prova com caneta que não seja de tinta preta e fabricada em material transparente

Um ponto muito importante que os participantes do Enem 2020 devem ter cuidado é quanto à caneta a ser usada para preenchimento do gabarito. Segundo o Inep, no Enem 2020, assim como em edições anteriores, o único tipo de caneta permitida é a fabricada em material transparente e de tinta preta. Sendo assim, lápis, canetas de outras cores e fabricadas em outros materiais, não são toleradas na aplicação da prova, podendo levar à eliminação do candidato.

Caso porte algum aparelho eletrônico, que este emita algum som durante a prova

Sobre o uso de aparelhos eletrônicos durante a aplicação do Enem, o Inep sempre foi claro: é proibido. Por isso, quando o estudante vai fazer a prova, precisa deixar o objeto dentro de um envelope entregue pelos fiscais de sala, antes de entrar no espaço. Sendo assim, o órgão ainda recomenda que o candidato desligue o aparelho. Caso ele emita algum som ou ruído, o estudante pode ser desclassificado do Exame.

Iniciar as provas antes do início previsto ou da autorização do aplicador

Os participantes poderão entrar nos locais de provas das 12h às 13h e a aplicação só se dará às 13h30, conforme horário de Brasília. Com isso, é importante que os participantes fiquem atentos e não comecem o exame antes da autorização do aplicador. As provas serão entregues a todos os candidatos da sala e devem ser deixadas viradas de cabeça para baixo até o momento em que  o fiscal autorize o início. Caso isso seja descumprido, o candidato pode ser desclassificado do Enem.

Comunicar-se ou tentar comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou o fiscal, a partir do início do exame

Os participantes do Enem precisam fazer a prova de forma individual e sem comunicação com outros participantes. Com isso, qualquer tipo de interação com os demais candidatos pode levar à desclassificação do aluno.

Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame

O Inep também veta a utilização de qualquer material impresso. sendo assim, é proibido o uso de rascunhos, resumos, explicações ou outros tipos de conteúdo em papel. É necessário que o candidato tenha todo o assunto memorizado e aprendido.

Registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame

Com isso, além de ser impedido o uso de celulares, tablets, relógios e outros dispositivos, também é totalmente proibida a captura de imagens da prova do Enem. É importante que os estudantes também estejam atentos a este ponto, pois podem ser eliminados caso fotografem ou realizem qualquer outro tipo de captura do exame.

Não utilizar máscara de proteção facial e de forma correta, protegendo nariz e boca

Devido a pandemia do novo coronavírus, é preciso também ficar atento a outros pontos que podem levar à eliminação do Enem 2020. Entre eles, o uso incorreto da máscara de proteção. Além de ser uma segurança pessoal, também é uma forma de evitar qualquer tipo de contágio para outros alunos. Com isso, o uso da máscara de proteção pode deve ser de forma adequada, cobrindo todo o nariz e boca, desde a entrada até a saída do participante do local de aplicação do exame.

Não obedecer ao distanciamento social de 1,5 metro das pessoas

Uma outra medida para evitar o contágio entre os participantes do Enem 2020 é o distanciamento social. Com isso, fica definido que os estudantes devem obedecer o espaço de 1,5 metro entre eles, de forma a garantir maior segurança para os participantes. O não cumprimento desta regra pode também ocasionar na eliminação.

Os estudantes que vão fazer o Enem 2020 precisam ficar atentos, pois outros descumprimentos de regras também ocasionam em eliminação na edição da prova. As demais regras, assim como todos os detalhes sobre a aplicação do exame podem ser conferidos nos editais de abertura do Enem impresso e do Enem Digital.

COMENTÁRIOS dos leitores