“Adia Enem ultimato”, pedem estudantes no Twitter

A edição 2020 do exame recebeu 5,8 milhões de inscrições, sendo 96 mil para a modalidade digital do vestibular

por Maya Santos sab, 16/01/2021 - 14:16
Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes dizem estar com medo de contrair a Covid-19 Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A um dia para o início da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, estudantes pressionam o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a adiar a realização da avaliação. No Twitter, a tag “Adia Enem ultimato” já reúne mais de 92 mil menções. A edição 2020 do Enem recebeu 5,8 milhões de inscrições, sendo 96 mil para a modalidade digital do vestibular.

Dentre os apelos, os internautas reforçam matérias jornalísticas publicadas na última semana, em que mostram cidades entrando com o pedido em instância judicial para o cancelamento da edição 2020 do vestibular. “Hoje é dia de levantar ADIA ENEM ULTIMATO. Deixar de dar espaço para os insanos e cruéis”, diz uma internauta.

Além disso, também há memes compartilhados pelos estudantes. “Querido diário, hoje é véspera do Enem e eu ainda estou com esperanças do MEC adiar. É incrível como eu continuo fingindo que está tudo sob o controle, quando nem caneta preta eu tenho”, exclamou uma participante. Mesmo com um mar de memes, os estudantes dizem sentir medo de pegar a Covid-19. 

Embed:

Adia Enem

Em todo o País, parlamentares e lideranças estudantis também pressionam o Ministério da Educação e o Inep para que as provas sejam adiadas. Segundo uma publicação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), um novo pedido foi protocolado para o adiamento da prova junto à Defensoria Pública da União.

Apesar dos apelos, o Enem 2020 segue mantido para este domingo (17) e o dia 24 de janeiro, na modalidade impressa. As provas na versão digital serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A confirmação foi declarada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e reiterada pelo Inep.

LeiaJá também

---> Inep diz que poderá aplicar Enem no Amazonas em fevereiro

 ---> Enem 2020: confira as regras de proteção contra a Covid-19

---> PM-PE pede que pais não aglomerem nos locais de prova

COMENTÁRIOS dos leitores