'Imortal', Pernambuco pauta questões do Enem

As menções ao estado aconteceram, inicialmente, através do poeta e crítico literário recifense Manuel Bandeira

por Victor Nunes dom, 17/01/2021 - 22:51
LeiaJáImagens . LeiaJáImagens

A cultura pernambucana foi lembrada em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17). As menções ao estado aconteceram, inicialmente, através do poeta e crítico literário recifense Manuel Bandeira, que teve uma de suas obras citada na prova.

Diogo Xavier, professor de Linguagens e Redação, explicou como funcionou a dinâmica da questão. "A questão explora justamente a função da linguagem que predomina nesse texto. Tem ali metalinguagem que, inclusive, é uma das alternativas, uma vez que ele fala sobre o próprio ato de compor textos", disse.

Além de Bandeira, a prova trouxe ainda a Revolução Pernambucana de 1817, quando o estado conquistou, por alguns dias, sua independência em relação ao Brasil. Considerando uma questão equilibrada, o professor José Carlos Mardock comenta que se trata de um grande acontecimento no país. "A Revolução dos Padres, que também é chamada de Revolução Pernambucana, ela fala da influência das ideias iluministas no Brasil, especificamente em Pernambuco" contou. Mardock comenta ainda sobre a importância da luta da sociedade pernambucana contra o autoritarismo. "Nesse momento, Dom João IV aplicaria uma política criando impostos, abusando do poder político, impondo suas medidas metropolitanas", explicou.

Neste domingo (17), primeiro dia do Enem 2020, os candidatos responderam, das 13h30 às 19h, questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Já no dia 24 deste mês, os feras enfrentarão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

A versão digital está programada para o dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, quase 5,8 milhões de candidatos se inscreveram no Exame, cujo resultado está programado para março.

COMENTÁRIOS dos leitores