Enem: Professores explicam prova de filosofia e sociologia

Docentes escolheram quesitos da priva para resolver

por Aurilene Cândida seg, 18/01/2021 - 14:22
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo No geral, os professores relatam que Enem 2020 teve questões fáceis Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi realizada neste domingo (17). Para comentar sobre as questões de sociologia e filosofia, o LeiaJá, em parceria com o projeto multimídia Vai Cair No Enem realizou uma live com os professores Hilton Rosa e Salviano Feitosa, de sociologia, e Pedro Botelho,  Cristiane Pantoja e Carla Ribeiro, de filosofia.

Vale pontuar que no primeiro dia da provas do Enem, os participantes responderam a 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens, além da redação. 

Segundo o  professor Hilton Rosa, o Enem trouxe questões interdisciplinares e, com isso, pode tanto abranger no âmbito da história ou da filosofia. Ele ainda diz que “as questões de sociologia não fogem da relação do que o Enem vinha tratando nas últimas edições. Os eixos tradicionais começaram a ser trabalhados”, comentou.

Durante a live, o professor escolheu a questão 59 da prova branca para resolver e explicar. Confira:

Questão 59 da prova branca do Enem 2020

É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede  de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso. 

Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas?

A) Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais. 

B) Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares. 

C) Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial. 

D) Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional. 

E) Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.

Gabarito: E 

“Essa questão vem trazendo o Brasil em relação a essas questões das disparidades econômicas e sociais dentro de sua estrutura social, onde uma camada mais pobre fica demarcada pelo processo de exclusão. Esse processo de exclusão fica bastante notório, e aí ele vai justamente exigir essas questões de como isso foi priorizado”, explica o professor Hilton Rosa. 

Ele ainda acrescenta que “na década de 90, a partir de 1º de julho de 1994, a implantação do plano real eliminou o fantasma da inflação que era aquela que causava o aumento de preços”, disse. 

O professor ainda explica que a resposta é a letra E porque a reforma de políticas macroeconômicas favorece a questão de importação e desenvolvimento da indústria nacional para exportação e consumo interno; além dos mecanismos de controle inflacionário que através desse plano econômico conseguiu estabilizar a questão da moeda.

O professor Salviano Feitosa optou por comentar a questão de número 75, também da prova branca. Segundo ele, o quesito traz no seu enunciado uma abordagem dos movimentos sociais, porém, antes de identificar esses movimentos sociais, o texto apresenta algumas reflexões válidas. Confira:

Questão 75 da prova branca do Enem 2020

A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e disposição por parte do titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações crescentes que, ultrapassando os limites do direito de vizinhança, no âmbito do direito privado, abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público.

Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a: 

A) Reverter o processo de privatização fundiária. 

B) Ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.

C) Defender a desapropriação dos espaços improdutivos. 

D) Impedir a produção exportadora nas terras agricultáveis. 

E) Coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo. 

Gabarito: C

“A questão apresenta algo que é inerente ao que se refere a cidadania e direitos que é a perspectiva de que geralmente se tem direitos que são conflitantes. O direito à propriedade muitas vezes vai entrar em conflito com o direito à moradia e direito à dignidade. Porém, a questão não é sobre o direito a dignidade, moradia ou propriedade, mas sim ao que é reivindicado por movimentos sociais em prol da reforma agrária", explica Salviano.

Para o professor Pedro Botelho, a prova do Enem foi muito parecida com a do ano passado, mas as questões de filosofia deixaram a desejar. “Senti falta de algumas questões de filosofia. Mas de todo modo, foram questões fáceis, que não exigiu muito do aluno”, disse. 

Durante a live do Vai Cair no Enem, Pedro escolheu comentar sobre a questão 65 da prova branca. “Quando falamos do pensamento Aristotélico em relação à política, relações humanas e sociais, a gente sempre encontra o conceito de filia (justiça), eudaimonia, que é a questão da felicidade, do bem supremo; que é a finalidade de todas as ações humanas”, comentou. 

Confira a questão abaixo:

Questão 65 da prova branca do Enem 2020

Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens. 

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber: 

A) Ética e política, pois conduzem à eudaimonia. 

B) Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora. 

C) Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira. 

D) Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais. 

E) Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.

Gabarito: A 

O professor comenta que “o Aristóteles sempre esteve muito envolvido com a questão da descoberta da finalidade das coisas. Qual é a finalidade do veneno? É matar; perguntando isso para os homens, qual é a finalidade da vida humana? o Aristóteles diz: a eudaimonia”, disse.

Já para a Professora Carla Ribeiro, a prova foi bastante interessante, construída, uma prova bem feita. Segundo ela, “alguns conteúdos que acreditávamos que por ventura não pudessem aparecer, estavam lá. Confesso que senti falta da parte mais conteudista que tem sido uma tendência da prova de filosofia do Enem”, disse. 

"Se compararmos a prova da edição de 2019 que cobrou efetivamente o olhar de cada pensador, por exemplo, tivemos muitas questões sobre a filosofia contemporânea; e nessa edição de 2020 ela passeou bastante no contexto da modernidade”, completou.

 Questão 61 da prova branca do Enem 2020

Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades racionais fossem inteiramente perfeitas desde o início, não poderia ter inferido da fluidez e transparência da água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxílio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato.

Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano? 

A) A potência inata da mente.

B) A revelação da inspiração divina.

C) O estudo das tradições familiares.

D) A vivência dos fenômenos do mundo

E) O desenvolvimento do raciocínio abstrato

Gabarito: D

“Essa é uma questão fácil porque é uma pergunta direta: Segundo o autor, qual a origem do conhecimento humano?”, comentou a professora. “O conhecimento para os empiristas se origina na experiência, é preciso experienciar para coletar através dos sentidos as informações que a experiência fornece”, expliocou Carla.

A professora Cristiane Pantoja também escolheu uma questão de filosofia da prova do Enem para comentar e resolver juntos com os feras.

Questão 84 da prova branca do Enem 2020

Em “ A Morte de Ivan Ilitch”, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. Ilitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossivel de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la”.

O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas. Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica 

A) Marxista, no contexto do materialismo histórico.

B) Logicista, no propósito de entendimento dos fatos. 

C) Utilitarista, no sentido da racionalidade das ações. 

D) Pós-modernista, na discussão da fluidez das relações.

E) Existencialista, na questão do reconhecimento de si. 

Gabarito: E

“A gente fala de um livro do Tolstoi, um existencialista literário. O Ivan é um funcionário público do século XIX e adoece, então ele vai começar a perceber o que é a vida dele mediante a morte. Engraçado que ele é um homem bem sucedido, privilegiado, por ser um funcionário público no século XIX. Ele se vê questionando a vida, inclusive a vida dele é pautada muito no outro. Muito mais da visão do que o outro define ele e não exatamente o que ele quer”, esclareceu a professora. 

“A questão correta é a letra E porque trata o reconhecimento de si, o reconhecimento de uma vida. Quando falamos do existencialismo em si, a gente pensa em anos depois da 2º Guerra Mundial, onde vai se reafirmar valores do indivíduo, aqueles valores da liberdade”, explicou Pantoja.

“Essa é uma questão prática, direta e fácil. Qualquer aluno que bater o nome  Tolstoi, bateu no existencialismo”, acrescentou a professora.

COMENTÁRIOS dos leitores