Enem: Prova de espanhol foi “densa”, diz professora

Na análise de Janaina Oliveira, foi bem o aluno que contextualizou ideias em vários gêneros textuais

por Lara Tôrres seg, 18/01/2021 - 18:43
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

No último domingo (17), foi realizada a aplicação do primeiro dia de provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, com provas de Ciências Humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e de Linguagens (português e língua estrangeira), além da redação. As questões de espanhol, uma das línguas que os estudantes podem escolher para a prova, estava bastante “densa” na análise da professora Janaina Oliveira. 

“Particularmente este ano e para o momento que vivemos, achei a prova um pouco densa. Poderiam ter explorado outros suportes textuais, tais como cartazes publicitários ou quadrinhos, além do formato mais tradicional, que a meu ver traria leveza”, disse ela. 

Apesar dessa característica, para a professora, não foi uma prova difícil. “O estudante acostumado a contextualizar argumentos e ideias presentes em variados gêneros textuais conseguiu alcançar o objetivo de uma resolução eficiente das questões propostas”, afirmou Janaina. Na análise da professora, o texto literário foi bastante explorado nas questões de espanhol. 

“Observando os textos, percebemos alguns tópicos que o estudante seguramente percebeu. O texto literário do célebre Mario Benedetti trouxe uma analogia reflexiva sobre a coesão e coerência entre o discurso e as ações dos indivíduos. A segunda questão (caderno amarelo) a partir de um poema-música de Rubén Blades, traz 'Pablo pueblo', que destaca as vicissitudes e desilusões humanas. A questão três, com mais um texto literário que versava sobre costumes de uma família, pôs em evidência uma expressão idiomática "con pies de plomo", cujo contexto não poderia aludir a nada diferente do ‘ter cuidado’ com o objetivo de preservar a privacidade familiar”, disse a professora. 

Na quarta questão da prova amarela há um poema onde, segundo Janaina, “claramente se percebe o conflito de identidade de um latino em terras da América do Norte”. A quinta e última questão, segundo a professora, abordou o filme “Relatos Selvagens”, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015, “com uma temática atualíssima de banalização da violência, e de como nos acostumamos e vemos sem nos chocar com a rotineira mas não natural violência urbana”. 

LeiaJá também

--> Após Enem, ponto de prova registra aglomeração

--> Enem: Professores explicam prova de filosofia e sociologia

COMENTÁRIOS dos leitores