Saiba como se organizar para os estudos em 2021

Psicóloga indica fazer planejamento e manter hábitos saudáveis

por Alfredo Carvalho qua, 20/01/2021 - 16:55
Mohamed Hassan / Pxhere Mohamed Hassan / Pxhere

O ano de 2020 e a pandemia de coronavírus (Covid-19) pegou muitos alunos de surpresa e, de imediato, muitos precisaram se adaptar a uma nova realidade de estudos, com auxílio tecnológico, para continuarem a acompanhar as aulas.

Com a chegada de 2021 e a esperança da vacina, muitos aguardam pelo retorno das aulas presenciais. Mas, o modelo de ensino remoto pode prevalecer durante boa parte do primeiro semestre. "Não me sinto confortável. Percebo um certo vazio no aprendizado. Com as aulas presenciais, tanto as teóricas quanto as práticas, nosso rendimento sem dúvidas seria muito melhor", declara a supervisora de cozinha e estudante de Gastronomia, Rosilene Pereira, 42 anos, de Guarulhos (SP).

Diante do atual cenário, Rosilene mantém o otimismo para 2021. Ela acredita que, com a vacina, será possível conter a pandemia e, em breve, todos poderão voltar à rotina em sala de aula física.

Dicas de estudos

Para os alunos conseguirem alcançar um desempenho satisfatório nos estudos remoto em 2021, a psicóloga Bianca Liberati, da Sentir Terapias Integrativas, separou algumas estratégias que podem auxiliar o aprendizado.

A primeira é montar pequenos planejamentos diários, com a ajuda de agendas, cadernos ou blocos de anotações. "Considerem os compromissos, tarefas e horários da mesma maneira que no presencial", destaca a psicóloga. Ela lembra que é importante estipular um prazo de realização para cada atividade. "Ao final de cada tarefa, se dê pequenos prêmios, como por exemplo, descansar cinco minutos".

Outra orientação é manter hábitos saudáveis e uma rotina de autocuidado, que inclui boa alimentação e descanso. "Isso é importante para o bom desempenho físico e mental do estudante", aconselha Bianca. Para os que sofrem de ansiedade, a psicóloga recomenda a prática de exercícios de respiração e meditação. "Em casos mais graves procure ajuda profissional", alerta.

COMENTÁRIOS dos leitores